ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Secretaria de Meio Ambiente de Dourados era "fictícia"

Redação | 30/09/2010 08:17

O município de Dourados não tinha secretária de Meio Ambiente, de acordo com o novo titular da pasta, o engenheiro agrônomo José Ubirajara Garcia Fontoura, que assumiu há 20 dias.

Em reportagem do jornal O Progresso, o secretário relata que havia vários fantasmas na repartição, o que piorava seu funcionamento. "Prova disso é que cerca de 15 pessoas foram exoneradas da pasta pelo juiz", conta.

Ubirajara assumiu a convite do juiz-interventor Eduardo Machado Rocha, prefeito interino da cidade. Ele garante que a secretaria de Meio Ambiente só existia no papel.

Com o abandono, a cidade teve de conviver com descarte irregular de lixo, má conservação dos parques, poluição de córregos, mortandade de peixe, desmatamento e extinção de animais.

O engenheiro preparou levantamento e enviou ao juiz-prefeito, informando sobre os problemas da pasta e possíveis mecanismos de solução. Ele utilizou solicitações de pelo menos 30 especialistas, como biólogos, geógrafos, entre outros.

Em 20 dias o secretário desenvolveu um organograma com informações de planejamento e execução. "Tudo o que deve ser feito e de que forma está lá. São funções e critérios de uma nova política voltada para o setor. A educação ambiental é uma das principais metas".

Com os fantasmas de plantão, apenas 9 pessoas, incluindo o secretário, trabalhavam na secretaria, durante a gestão do prefeito afastado, Ari Valdecir Artuzi.

"São três fiscais para tomar conta de uma população de mais de 200 mil habitantes", ressalta.

A estrutura do prédio também não está adequada, segundo ele. "A impressão que dá é que está inacabado. Faltam materiais de escritório. Por outro lado, se ligar um novo computador no local falta energia porque a rede é precária", destaca.

Sobre indícios de supostos desvios de recursos na pasta, Ubirajara disse que ainda não teve acesso às contas da pasta. "Num rápido levantamento que fiz nestes 20 dias, o que dá para afirmar é que as verbas eram mal utilizadas. Prova disso são os pagamentos de servidores que não trabalhavam no local", disse.

O secretário diz que vai se reunir com os membros dos conselhos municipais de defesa do Meio Ambiente e fundos municipais para abrir as contas da pasta.

Segundo ele, o objetivo é entender como o dinheiro do setor vinha sendo gasto e organizar novas metas para 2011.

Além das verbas ordinárias da prefeitura, o novo secretário espera que a pasta pode ser subsidiada com recursos estaduais e federais, com a inclusão de projetos encaminhados para estas esferas, o que não estaria sendo feito.

Nos siga no Google Notícias