ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Segurança de MS vai "perder" pelo menos 20 policiais para a campanha

Pré-candidatos de segurança pública já estão realizando reuniões e marcando eventos

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 16/07/2018 10:52
Policiais vão participar das eleições deste ano (Foto: Chico Ribeiro)
Policiais vão participar das eleições deste ano (Foto: Chico Ribeiro)

Mais de 20 policiais devem pedir licença de seus cargos para disputar a eleição deste ano, nos cargos de deputado estadual e federal. A maioria já está se reunindo com os sindicatos, associações e federações para realizar reuniões políticas e inclusive marcar eventos para o começo da campanha, que vai iniciar a partir de 16 de agosto.

Na Polícia Militar oito nomes já se colocaram à disposição dos colegas e inclusive apresentaram propostas em reuniões interna, realizada em junho, na sede da ACS (Associação e Centro Social de Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Outro evento já foi marcado para 24 de agosto.

São policiais (militares) de diferentes patentes, desde cabos, sargentos, sub-tenentes, tenentes e coronéis. “É muito importante termos representação dentro da política, para fazermos a defesa dos nosso direitos e demandas junto ao poder público”, disse o presidente da ACS-MS, Mário Sérgio Couto.

Questionado se estas saída vão prejudicar o efetivo da PM, durante o período eleitoral, o dirigente disse que se trata de uma contrapartida. “Vai diminui um pouco, mas existe a necessidade de ter esta representação, os segmentos precisam de força política para ter voz na sociedade”, justificou.

Já a Polícia Civil confirmou que até o momento apenas dois pediram licença para campanha. A delegada Sidneia Catarina Tobias e o atual vereador Wellington de Oliveira (PSDB), que ainda é vinculado a entidade. A tendência é que ao menos mais três (entre delegados e policiais) confirmem a participação nos próximos dias, com licença retroativa ao dia 7 de julho.

Licença - Na PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi confirmada a participação de agentes: Fábio Roberto Sodre, que é coordenador de Educação no Trânsito, assim como Alexandre Figueiredo e Vladmir Struck, que já estão afastados de suas funções. Já na Polícia Federal, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) divulgou uma lista de pré-candidatos em todo Brasil, tendo dois de Mato Grosso do Sul: Renée Venâncio e o atual vereador André Salineiro (PSDB).

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Aosta, disse que até o momento nenhum policial entrou com o pedido formal para se licenciar. A Assessoria também divulgou que o balanço oficial sairá apenas depois das convenções partidárias, quando os militares irão informar a chefia sobre sua participação no pleito eleitoral.

Reposição - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ponderou que não será um "número tão excessivo", até porque segundo o tucano, tem novos policiais entrando na corporação por meio de concurso, assim como chamamento da reserva. "Acredito que desta forma acaba equilibrando".

Em entrevista ao Portal UOL, o gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Lanegani, reconheceu que apesar de ajudar na representatividade, isto tem impacto negativo na corporação, já que os órgãos de segurança não conseguem fazer a devida reposição de forma imediata, além de ter o foco em interesses corporativos e não da população em geral.

Nos siga no Google Notícias