ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Seis deputados de MS dão carta branca para prefeitos descumprirem a LRF

Proposta foi aprovada com 300 votos favoráveis na Câmara Federal e abrem brecha para prefeituras não serem punidas ao estourarem gastos com servidores; Fábio Trad foi o único voto contra e Mandetta não estava na sessão

Humberto Marques | 05/12/2018 17:48
Proposta foi aprovada com 300 votos favoráveis, seis deles de MS, pelo plenário da Casa. (Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados)
Proposta foi aprovada com 300 votos favoráveis, seis deles de MS, pelo plenário da Casa. (Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados)

Com apoio em peso da bancada federal de Mato Grosso do Sul na Casa, a Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (5) o projeto de lei complementar 270/2016, que flexibiliza a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e permite aos municípios que enfrentaram queda de receita estourarem os limites de gastos com pessoal sem que sofram punições. O texto, que há havia sido aprovado no Senado, segue agora para sanção do presidente Michel Temer (MDB).

Dos oito deputados federais sul-mato-grossenses, apenas Mandetta (DEM) não participou da votação, e Fábio Trad (PSD) foi o único a votar contra a proposta –contrariando a orientação do seu partido, favorável ao texto. Tereza Cristina (DEM), Dagoberto Nogueira (PDT), Elizeu Dionizio (PSB), Zeca do PT e Vander Loubet (PT) foram pela aprovação do projeto, seguindo suas bancadas. Geraldo Resende (PSDB) também se posicionou pela aprovação do texto, apesar de o PSDB ser contra a flexibilização.

Ao final, o projeto foi aprovado com 300 votos favoráveis, 46 contrários e cinco abstenções.

A LRF determina uma série de regras fiscais a serem seguidas pelos agentes públicos, como o teto de gastos para o funcionalismo. No caso das prefeituras, esse teto equivale a 60% da receita corrente líquida –resultado da arrecadação descontados os repasses constitucionais.

Caso o montante seja superado, os prefeitos têm oito meses para providenciar adequações, que incluem de cortes de gastos a demissões, sob pena de terem bloqueadas as transferências voluntárias (repasses federais e estaduais feitos sem uma determinação legal) e serem proibidos de contratar operações de crédito –exceto os empréstimos focados na redução de despesas com o funcionalismo ou refinanciarem suas dívidas.

Fábio Trad afirma não ser possível "relativizar" a LRF. (Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados/Arquivo)
Fábio Trad afirma não ser possível "relativizar" a LRF. (Foto: Luiz Macedo/Câmara dos Deputados/Arquivo)

‘Gambiarra’ – Com o novo texto, as penalidades deixariam de ser aplicadas às prefeituras que sofreram quedas de receita, desde que a redução na arrecadação supere os 10%; seja causada pelo encolhimento dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, composto por recursos do Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados, hoje o principal combustível das finanças da grande maioria das prefeituras brasileiras) se a União tiver aplicado isenções tributárias na economia; ou corte nas verbas de royalties ou participações especiais na exploração de recursos naturais.

Via assessoria, Fábio Trad justificou o voto contrário por avaliar que o projeto é um desrespeito à LRF. “Votei convicto de que disciplina fiscal não é apenas um comando de governança, mas um imperativo ético e moral, sobretudo em um momento de grave desequilíbrio financeiro dos municípios”, afirmou, ao destacar que não é possível “relativizar” a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Ao se aprovar essa ‘gambiarra’, passa-se a mensagem de que a lei pode ser descumprida e, com isso, vai se afrouxar o senso de responsabilidade fiscal dos gestores, pois sempre terão a esperança de que a lei vai posteriormente abrir brechas para a irresponsabilidade nos gastos públicos”, prosseguiu o deputado.

Nos siga no Google Notícias