ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Senado aprova renegociação com BNDES que pode aliviar contas de MS

Nyelder Rodrigues | 20/06/2017 20:35

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (20) o projeto que reduz as exigências para estados e municípios renegociarem débitos que possuem com a União, incluindo o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A medida foi conquistada após articulação de governadores em Brasília (DF).

A renegociação foi uma promessa feita pelo presidente Michel Temer (PMDB) em reunião com os chefes de executivos recentemente, entre eles o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).

O alongamento da dívida com o BNDES trará alívio nas contas estaduais e é tido como necessário para que seja analisado os pedidos de reajuste dos servidores do Estado, conforme revelou o Reinaldo na segunda-feira (19).

A aprovação do projeto foi acelerada diante das articulações feitas. No parlamento, o líder do Governo Federal no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi quem coordenou o trabalho para que as medidas fossem logo analisadas.

Exigências - O projeto dispensa estados e municípios de cumprir exigências em três resoluções do Senado. Agora, para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal ou contrair novos empréstimos, a dívida consolidada líquida (DCL) pode ultrapassar duas vezes a receita corrente líquida (RCL).

O novo projeto também dispensa as exigências de que o montante global das operações de crédito realizadas em um ano pelo Estado ou município seja de, no máximo, 16% da RCL, de que o comprometimento anual com amortizações, juros e demais encargos da dívida consolidada não ultrapasse 11,5% da RCL e de que o saldo global de garantias concedidas por Estados, Distrito Federal e municípios não ultrapasse 22% da RCL.

A última resolução trata dos limites globais para as operações de crédito externo e interno. De acordo com o texto, as garantias concedidas pela União não podem exceder 60% da RCL. O governo federal só pode dar aval a novos empréstimos se Estados, Distrito Federal e municípios provarem que estão em dia no pagamento de empréstimos e financiamentos anteriores.

Os entes também precisam comprovar que repassam para a Saúde e a Educação os limites mínimos exigidos pela Constituição. Com a nova lei, estes critérios foram flexibilizados para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

Garantia - O Senado também aprovou o Projeto de Resolução 21/2017, que trata da concessão de garantia da União a empréstimos ao Distrito Federal, a Estados e municípios. O projeto segue para promulgação.

Na análise da situação dos entes federativos interessados, devem ser observadas variáveis como a estimativa da meta anual de resultado primário e a capacidade de pagamento que apresentam.

Na definição de intralimites à concessão de garantia pela União, que devem vigorar por período de um ano, outra variável a ser observada é o valor anual das novas operações de crédito passíveis de contratação junto às instituições financeiras e demais autorizadas a funcionar pelo Banco Central com órgãos e entidades do setor público, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Nos siga no Google Notícias