ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Setor industrial cobra ajustes no novo projeto das taxas cartorárias

Para o presidente da Fiems, a proposta traz aumento de preço nos registros e serviços cartorários

Leonardo Rocha e Izabela Sanchez | 16/12/2019 10:50
Presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante entrevista coletiva (Foto: Marcos Maluf)
Presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante entrevista coletiva (Foto: Marcos Maluf)

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, afirmou que o novo projeto que trata das taxas cartorárias, enviado na semana passada para Assembleia, não atende o setor da produção e por isso eles querem ajustes. “Não traz competitividade (preços) em comparação aos estados vizinhos”, declarou.

Ele alega que a proposta reduz em média 15% o valor das lavraturas de escritura, mas que na sua avaliação, aumenta em 30% os preços sobre registro e serviços cartoriais. “Não atende o setor da produção. Vamos discutir na Assembleia (Legislativa) alguns ajustes no projeto”, revelou Longen.

A proposta foi entregue pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) na última quinta-feira (12), ao presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB). Nesta oportunidade os representantes dos poderes pediram “regime de urgência” para que a proposta seja votada ainda neste ano, valendo então as regras para 2020.

O tema já gerou polêmica na Assembleia, pois quando foi apresentado no final de 2017, o setor produtivo e a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) questionaram os valores, alegando que não trazia a redução nos preços que era esperada. A proposta foi retirada de pauta no começo de 2018 e no final daquele ano, o Tribunal de Justiça decidiu refazer a matéria.

Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Evander Vendramini (PP), Eduardo Rocha (MDB), Neno Razuk (PTB) e Herculano Borges (SD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Evander Vendramini (PP), Eduardo Rocha (MDB), Neno Razuk (PTB) e Herculano Borges (SD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Projeto – Na nova proposta entregue na Assembleia, o Poder Judiciário alega que ela prevê uma redução de até 30% nos valores cobrados no Estado. Segundo o juiz auxiliar Renato Antônio Liberali, haverá faixas de imóveis ou bens que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.

Ele garante que todas possuem redução de valores, entre 10, 15 até 30%. Outra mudança será nos valores enviados aos fundos do Ministério Público, Defensoria, Procuradoria Geral do Estado e do Judiciário, que terá uma redução de 33,4 pontos percentuais.

Antes de votar a matéria, os deputados esperam que a proposta tenha redução nos valores cobrados para as escrituras, assim como reduzido o repasses aos fundos dos poderes, que incidem no preço final das taxas.

Outro termo acordado entre os poderes é a colocação de uma tabela progressiva: no caso de imóveis, quanto menor o valor, mais barato fica o registro; e maior será o valor conforme o preço da propriedade avança. Também está previsto a isenção nos registros de regularização fundiária urbana e rural, assim como redução nos valores de serviços (escrituras e registros) do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Nos siga no Google Notícias