A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

01/02/2011 15:42

Marta Ferreira e Aline dos Santos

“Como cidadã, sou contra. Como vice-governadora, defendo o debate”. Foi o posicionamento manifestado pela vice-governadora Simonte Tebet nesta manhã sobre a polêmica em torno da mudança de nome de Mato Grosso do Sul, reacendida após os erros cometidos por personagens da novela das 21h da Rede Globo, Insensato Coreção.

Simone disse que, pessoalmente, considera que uma mudança traria um desgaste financeiro muito grande. “Eu não tenho preguiça de dizer sempre que é Mato Grosso do Sul”, afirmou, acentuando o do Sul, como estão acostumados os moradores do Estado que fazem questão de corrigir o nome quando vêem que ele é dito de forma errada.

Ao falar de seu posicionamento como ocupante de um cargo público, Simone Tebet afirmou que, se existe um debate na sociedade, deve haver consulta à população, e que a forma para isso seria um plebiscito.

Nessa consulta, segundo ela, a população diria sim ou não sobre uma mudança de nome. “Mas sabendo dos custos que isso teria”, alertou.

As afirmações foram feitas durante solenidade de entrega de maquinários a prefeitos, pela manhã.

Internautas desejam mudança no nome do Estado
O resultado da enquete feita pelo Campo Grande News indica que os internautas desejam a mudança do nome de Mato Grosso do Sul.Os leitores responder...
Deputados podem mudar nome do Estado por meio de PEC
O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) afirmou uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pode mudar o nome de Estado de Mato Grosso do Sul. Esta po...
Liga elabora carta em reforço a troca de nome do Estado
Aproveitando os debates acalorados sobre a disputa entre as candidatas a subsede da Copa 2014, a Liga Pró-Estado do Pantanal, criada em 1999, volta a...


Discordo totalmente. Nasci no velho Mato Grosso, cresci no Mato Grosso do Sul e não me importaria nem um pouquinho de ter que trocar a minha identidade em função da mudança de nome do meu Estado.
A mudança de nome é necessária. Inclusive Pantanal ficaria muito bem.
Alega-se que a mudança seria para atrair turistas e que turistas querem mesmo é infraestrutura e isso e aquilo, que o MS não tem.
Só para esclarecer, moro em Natal/RN, e, com exceção da infraestrutura hoteleira e das belezas naturais, não há rodovias em estado de trafegabilidade, segurança, atendimento profissional e, sobretudo, preço justo. Respeito muito o povo potiguar, mas a estrutura que aqui existe ainda está aquém do que se exige para o MS, como requisito para isso ou aquilo em turismo. Para quem ainda não sabe, o Nordeste é belo, mas ainda é o Brasil. Isso aqui não é a Suíça ou a Noruega. Ainda. Mas um dia, se os políticos deixarem, todos chegaremos lá.
Já ouvi de um carioca dizer que Mato grosso e Mato Grosso do Sul "é tudo a mesma m...". Experimente confundir um paulista com um carioca, mineiro ou gaúcho...
Não se pode passar a vida inteira tentando explicar para para todo mundo que o seu nome é ZÉ DA SILVA DO SUL, que é muito diferente do seu vizinho homônimo, que se chama ZÉ DA SILVA.
Para que essa idéia de nomes parecidos dê certo, um tem que ter o DO NORTE e o outro tem que ter o DO SUL. Como o Mato Grosso não vai querer mudar o seu, então, mudamos o nosso. Vide o caso dos dois estados brasileiros que tem o nome de Rio Grande (do Sul e do Norte). Ninguém chama um gaúcho de potiguar, e vice-versa. Inclusive devo lembrar que a distância entre um e outro ajuda o resto do Brasil a diferenciar ambos.
 
Daniel Ramos em 18/08/2011 08:14:41
Moro no Paraná e para os Paranaenses não existe Mato Grosso do Sul. Até a TV Educativa do Estado do Paraná, noticiou tempos atras que o Presidente Lula estaria
em Ponta Porã, Mato Grosso. Imaginem se não fosse educativa. Torço pela mudança do nome e rapido,
 
Vicente Carneiro Filho em 10/02/2011 04:58:34
Essa discussão está atrasada. Por questões políticas e vaidades pessoais o nome do MS ainda não foi trocado. Se não me falha a memória, quem levantou a necessidade de se trocar o nome do estado, ainda nos anos 90, foi o ex- deputado Waldir Neves. Zeca quando governador, encampou a idéia e quis ser o pai da criança. Nesse momento o "combativo" deputado se calou, porque o mesmo era oposição ao governador. Entendeu porque a coisa nã funciona? Com a copa de 2014 sediada em Cuiabá MT, ai sim é que o nome Mato Grosso será massificado de maneira ostensiva, colocando MS cada vez mais no esquecimento. Depois de 2014, a grife Pantanal será vendido para o mundo, como de direito e de fato, e exclusivo dos nossos irmãos Mato Grossenses.
 
paulinho Barbosa em 02/02/2011 10:27:19
Eu particularmente enviei um email a Globo no mesmo instante da gafe, apresentando minha indiguinação, e exigindo que retificassem esse impasse em rede nacional; e isso também deve ser feito, exigido pelos nossos Representantes (Legislativo e Executivo). Sou a favor da mudança do nome do Estado, desde que através de estudos seja provado que trará maior autoestima ao povo, e que desenvolverá economicamente o Estado.
 
Edson Ferreira Salustiano em 01/02/2011 10:49:36
Isso começou errado quando o governo resolveu dividir os estados, deveriam ter mudado o nome do estado do Mato Grosso para Mato Grosso do Norte e nos ficariamos com o do Sul.
Agora vai ser dificil mudarem, nao existe nenhuma vontade politica para isso, eles ficam jogando isso na midia so para desviarem a atençao para coisas mais graves que acontecem estado a fora.
Viva os politicos do Brasil os PIORES DO MUNDO!
 
Leandro Amaral em 01/02/2011 10:24:27
Fui criado no estado de Mato Grosso do Sul, porem vim do interior de SP e sei como as pessoas fazem confusao com os Estados, desvalorizando e deixando o estado de uma forma afastado do mapa, estou morando no exterior ha mais de um ano e sempre ouco pessoas falando de bonito-MS porem sempre se referem a Mato Grosso, acho que a mudanca de nome e essencial e valorizara muito o nosso charmoso estado do PANTANAL.
 
Vitor Atalla Riciotti em 01/02/2011 08:33:54
Estou otimista com este novo apelo,pois si temos Jacarés,Capivaras,onças ,flora, produção agropecuaria,Turismo e uma industrialização,respeitando a ecosustentabilidade, devemos porque não, ter tambem a identidade de Estado do Pantanal,isso é fato,pois somos um Estado com vocacão totalmente Ecológica.
 
Claudia S. de Abreu em 01/02/2011 08:02:46
Ela sabe o que diz.Voces aí, que estão se sentindo sem identidade por causa do nome do estado: conversa fiada! O custo que poderia ter numa possivel mudança, nas atuais circunstâncias, seria uma afronta ao povo. Quantos milhões se gastaria para mudança no nome do estado em predios do governo estadual e municipal, veículos, materiais de expediente e tantas outras coisas mais. Sou a favor que se gaste na construção de moradia popular.
 
marcia maria em 01/02/2011 07:50:38
Não sei por que ser contra, até hoje não temos identidade própria. Vamos continuar assim? Temos que mudar sim e rápido. Temos que parar de sermos hipócritas e termos coragem.
 
Anderson Luiz em 01/02/2011 05:46:48
Concordo entre aspas com a vice-governadora,
ela como cidadã é contra, e como politica leva o assunto pra população, bravissimo é isso mesmo.
Manda pra gente que a gente resolve, é só colocar em votação, e não venha com esse negócio de dinheiro, porque dinheiro tem, é só aplicar dereitinho que não vai dar problema nenhum.
 
Marivaldo Ramos em 01/02/2011 05:01:10
Concordo com a posição de (Simone Tebet) nossa vice governadora, em não querer mudar o nome do estado de MS, pois se comentam que nos municipios vizinhos de São Paulo os moradores aindam falam MT e usam horário de brasilia.
 
APARECIDO SOARES em 01/02/2011 05:00:19
tanta coisa para se preocupar esses políticos vem com essa de mudar o nome do estado, quer saber, quando mudar aí sim esse estado estara fadado ao esquecimento, porque depender de vontade política para realizar ações orientadas no sentido de reconhecimento das riquezas desse estado estaremos perdidos, uma vez que nesse estado só é reconhecido o caos (Dourados, a alta taxa tributária, polícia má remunerada e má equipada, dengue descontrolada, obras inacabadas).
 
izaltino ojeda em 01/02/2011 04:22:44
Essa troca é essencial para que possamos agregar um maior valor a nossos produtos de marketing,como Turísmo e Agronegócios, sem falar em acabar com essa confusão que só vem desvalorizando o nosso Estado na midia Nacional e Internacional.
Devemos eleger o nome de Estado do Pantanal,já que temos este valoroso tesouro ecológico com uma biodiversidade exuberante e é conhecido Mundialmente. Certeza que ficará bem mais leve do que qualquer outra campanha de divulgação,criando a verdadeira identidade do nosso povo.
 
Roberto de Abreu em 01/02/2011 04:22:00
VAMOS TRABALHAR PARA O NOSSO ESTADO CRESCER E TER MOTIVOS PARA APARECER, NÃO SO COMO O ESTADO DO PANTANAL, MAIS DA EDUCAÇÃO, MORADIA, SAUDE, INCLUSÃO SOCIAL, NOME É O DE MENOS, MAIS ORGANIZAÇÃO É TUDO, TEMOS O RIO GRANDE DO NORTE E O DO SUL, VAMOS FAZER UM ESTADO FORTE DE EMPREGO E RENDA, MUDAR O NOME, HORAS SENHORES VAO TRABALHAR, COLOCAR O ESTADO DO PANTANAL VÃO ACHAR QUE TEM JACARE ANDANDO NA RUA.
 
jane fernandes em 01/02/2011 04:21:59
Entendo que pelo fato dos artistas da Globo errarem o nome do nosso estado, não deve ser motivo para se pensar em mudar o nome do estado. O que as autoridades e entidades devem fazer é se manifestar publicamente para exigir que a Globo tome as providências para corrigir as irregularidades.
 
Eroci Barroso em 01/02/2011 04:19:43
A mudança se faz nesessaria, nos não temos identidade própria, somos parte de Mato Grosso, se não mudarmos continuaremos sendo, porque não Pantanal? se nos temos a maior parte do pantanal, que é um patrimonio da umanidade e é a principal carcteristica geografica do nosso estado PANTANAL.
 
Ramão Oder Duarte em 01/02/2011 04:13:28
Isso é conversa antiga. É aquela problemática da sigla do Estado do Pantanal virar PT. Isso é picuinha pequena, chama de Pantanal e vira PN porque caso não mude vamos continuar vendo todos os erros de sempre, seja de novela das seis, das nove, rede de esporte (luciano do valle e tudo mais).
 
Andre Juniou em 01/02/2011 03:59:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions