ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Situação do lixo na Capital domina audiência sobre saneamento

Evento uniu Assembleia Legislativa e Câmara Municipal na busca por solução aos impasses envolvendo catadores e coleta de lixo

Alberto Dias | 25/04/2016 15:05
Arcebispo dom Dimas, ladeado pelo vereador João Rocha (PSDB) e os deputados Junior Mochi (PMDB) e Pedro Kemp (PT). (Foto: Alcides Neto)
Arcebispo dom Dimas, ladeado pelo vereador João Rocha (PSDB) e os deputados Junior Mochi (PMDB) e Pedro Kemp (PT). (Foto: Alcides Neto)

Falta de planejamento para a coleta de lixo e destino correto dos resíduos sólidos, foram alguns dos itens debatidos nesta segunda-feira (25), em audiência pública realizada na Arquidiocese de Campo Grande. Outra questão polêmica foi o destino dos catadores removidos da favela Cidade de Deus para a região do Dom Antônio Barbosa.

Para o deputado estadual Pedro Kemp (PT), presente no encontro, é preciso definir a situação da moradia e trabalho das famílias de catadores que trabalhavam no lixão. “Esta situação não está resolvida e também precisamos de um planejamento para estender a coleta seletiva e também o esgoto que precisa chegar aos bairros mais distantes”, avaliou o parlamentar.

Com o tema: "Saneamento: um direito de todos”, o evento buscou demonstrar que saneamento vai muito além de esgoto, abrangendo também as questões envolvendo lixo, rede de água e saúde pública, pois é impossível combater o mosquito Aedes aegypti, por exemplo, 
sem resolver o problema do lixo.

Além de representantes da Assembleia Legislativa, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, João Rocha (PSDB). “Esperamos que o município apresente soluções definitivas, não apenas com projetos, mas com ações efetivas”, disse o vereador. Rocha reclamou ainda a falta de estações de tratamento, além de mais pontos para coleta de lixo.

Segundo ele, o próximo passo é sistematizar as propostas discutidas e encaminhar para a Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Defensoria Pública. “Além da Prefeitura, que é responsável por 90% das questões discutidas hoje e que precisa melhorar o saneamento básico em Campo Grande”, finalizou.

O encontro é resultado de parceria entre a Arquidiocese de Campo Grande e a Comissão Regional de Justiça e Paz da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Participaram como co-organizadores a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. Entre os palestrantes estavam os engenheiros Ariel Ortiz Gomes e Fernanda Savicki de Almeida.

Campanha - O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, disse que o tema deste ano, na Campanha da Fraternidade, visa abordar a universalização do saneamento, para reflexão sobre a importância as boas condições e acesso a água potável. Ele ainda citou a defesa e divulgação da "tarifa social", para que muitas famílias carentes possam ter até 50% no desconto na conta de água.

Nos siga no Google Notícias