A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

18/03/2009 09:04

STF retoma julgamento e deve expulsar arrozeiros de RR

Redação

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma hoje o julgamento sobre o impasse entre agricultores e índios da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. A discussão é considerada fundamental para futuras decisões referentes a demarcação de terras no País, o que influenciará a questão em Mato Grosso do Sul.

A previsão é de que, com 8 dos 11 votos favoráveis aos índios, o STF obrigue os arrozeiros que estão na reserva a deixar o local e determine a demarcação contínua do território. A votação já foi antecipada no dia 10 de dezembro, quando o julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello.

Após o adiamento, os arrozeiros conseguiram permissão do STF para permanecer na reserva até o fim da votação, agora a liminar deve ser derrubada, na avaliação do advogado geral da União, José Antonio Toffoli, que acredita em retirada imediata dos não índios do local.

Em caso de resistência, Funai, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança têm autorização para retirar os arrozeiros à força. Os ministros do STF deverão permitir a permanência na região de não-índios que fazem parte da comunidade, como companheiros de indígenas.

A demarcação contínua é uma das principais polêmicas sobre o caso. Os contrários dizem que a medida coloca em risco a soberania nacional. Em Mato Grosso do Sul a situação semelhante ocorre na região sul, onde vão recomeçar os estudos da Funai para a ampliação de aldeias da comunidade guarani.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions