ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

STJ nega pedido de Zeca para trancar ação por desvios

Redação | 30/09/2010 07:54

Em decisão do dia 14 de setembro, a 2ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou pedido do ex-governador Zeca do PT para trancar ação civil pública em que ele é acusado pelo MMPE (Ministério Público Estadual) de desvio de dinheiro da publicidade em seus dois governos.

O ex-governador foi ao STJ após ter pedidos semelhantes rejeitados no TJ (Tribunal de Justiça).

Por unanimidade, os três ministros que fazem parte da 2ª Turma do STJ mantiveram a decisão anterior, do ministro Mauro Campbell, sobre o assunto, dada no dia 21 de maio deste ano. O ministro, ao rejeitar o pedido dos advogados que representam Zeca e ex-assessores, entre eles o ex-secretário de Coordenação-Geral Governo Raufi Marques, afirma que há indícios fortes de irregularidades cometidas nos governos de Zeca.

No entendimento do magistrado, a instância ordinária, no caso TJ, "foi clara ao indicar a presença de indícios veementes de cometimento de improbidade administrativa, dando, nesta esteira, continuidade à presente ação civil pública, em entendimento conforme ao desta Corte Superior".

O ministro cita, ainda, trecho da petição inicial contra Zeca segundo o qual "entre janeiro do ano de 2005 e dezembro do ano de 2006, o ex-Governador do Estado José Orcírio Miranda dos Santos e o ex-Secretário de Estado de Coordenação-Geral de Governo Raufi Antônio Jaccoud Marques, em estratagema gerado no âmbito da Secretaria de Estado de Coordenação-Geral de Governo (SECOGE), valeram-se reiteradamente dos contratos celebrados com as agências de publicidade, para desviar recursos públicos por meio de notas fiscais 'frias' apresentadas como serviços de impressão, reimpressão e criações diversas.

As denúncias - As investigações que geram ações contra o ex-governador e ex-assessores se referem ao período entre 2003 e 2006. Elas foram abertas para averiguar delitos contra a administração pública a partir de uma entrevista concedida por Ivanete Leite Martins, ex-coordenadora da subsecretaria de Comunicação.

Em seguida, um livro de capa preta foi apreendido na residência da ex-ordenadora de despesas da Secretaria de Governo, Salete Terezinha de Luca.

Nele, constam os nomes de mais de duzentas pessoas possivelmente beneficiadas por pagamentos mensais, entre agosto de 2004 e abril de 2005.

Durante a entrevista, Ivanete teria esclarecido o modo como, mediante emissão de notas fiscais forjadas relativas a contratos celebrados com agências de publicidade, eram desviadas verbas públicas para o gabinete do ex-governador.

O vídeo em que ela detalha o esquema foi disponibilizado no site Youtube e fala em desvio de R$ 120 milhões.

Nos siga no Google Notícias