ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

TCE retirou projeto de cargos com supersalários para corrigir "vícios"

Leonardo Rocha | 11/03/2015 09:17
José Carlos Barbosa afirmou que recebeu uma ligação do Tribunal, informando sobre a retirada do projeto (Foto: Roberto Higa/ALMS)
José Carlos Barbosa afirmou que recebeu uma ligação do Tribunal, informando sobre a retirada do projeto (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O deputado José Carlos Barbosa (PSB) admitiu que faltou ontem (10), a sessão da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), onde daria o parecer sobre o projeto do TCE (Tribunal de Contas Estadual), justamente por ter recebido uma ligação do Tribunal, afirmando que a proposta seria retirada pela instituição. O órgão pretende corrigir "vícios de inconstitucionalidade". 

“Eles me disseram que tinham enviado um ofício a presidência da Casa, solicitando a retirada do projeto, mas ninguém havia me avisado sobre esta mudança, por isso preferi não apresentar o parecer e confirmar este documento, se não poderia gerar problemas jurídicos”, disse o parlamentar.

O deputado do PSB ressaltou que daria uma parecer favorável a tramitação da proposta, mas com ressalvas, em função de “erros na redação do projeto”, relacionados a questão dos cargos comissionados e função de confiança, que poderia gerar “vícios de inconstitucionalidade”.

“Nossa função na CCJR é justamente esta, apontar as falhas e erros, fazendo um controle preventivo sobre os projetos que entram na Casa”, explicou o deputado. José Carlos Barbosa, no entanto, ponderou que esta ação do Tribunal é algo normal no trâmite de projetos, já que se retira a matéria, faz as alterações necessárias e se houver a necessidade, se apresenta de novo.

Pontos – O deputado Marquinhos Trad (PMDB) já havia apresentado estudo que questionava a utilização de “funções de confiança”, por servidores comissionados, pois de acordo com ele, esta ação estava proibida pela legislação estadual.

O peemedebista ainda apontou que na lei em vigor, as funções de confiança eram “exclusivas” para os servidores efetivos de carreira e que no projeto apresentado, se usava o termo “preferencialmente”, que poderia abrir “brecha” para colocação de comissionados nesta função. O deputado chegou a questionar se esta ação do Tribunal, não era uma oportunidade de colocar "apadrinhados políticos”, nestas funções.

O projeto ainda visava a criação de 13 novos cargos comissionados com supersalários, que variam de R$ 17, 9 mil a R$ 20 mil. São vagas para direção geral, chefe de gabinete da presidência, chefe da assessoria jurídica e chefe I.

Nos siga no Google Notícias