ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Terceirizados lotam Câmara para reunião com Marquinhos sobre pagamentos

Anahi Zurutuza e Alberto Dias | 06/01/2017 14:50
Terceirizados reunidos no auditório da Câmara (Foto: Alberto Dias)
Terceirizados reunidos no auditório da Câmara (Foto: Alberto Dias)
Prefeito (à esquerda) ao lado do vereador Valdir Gomes (Foto: Alberto Dias)
Prefeito (à esquerda) ao lado do vereador Valdir Gomes (Foto: Alberto Dias)

Convocados por Marquinhos Trad (PSD), trabalhadores contratados pela Omep e pela Seleta lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para debater com o prefeito quando e a forma como receberão os pagamentos do salário de dezembro e 13º não depositados até agora.

Além disso, terceirizados querem saber quando exatamente voltam ao trabalho e como fica o salário de janeiro, já que no dia 16 de dezembro, a prefeitura rompeu os convênios com as entidades e proibiu os trabalhadores de voltarem a seus postos.

Quem adiantou a pauta do encontro foi o vereador Valdir Gomes (PP), que preside a comissão especial criada pela Câmara para acompanhar a situação. “O prefeito adiantou que vai trazer boas notícias, todo mundo vai voltar ao trabalho, mas a questão em pauta é como vão ser feitos os pagamentos”, explicou.

O prefeito chegou há pouco acompanhado do vereador João Rocha (PSDB), presidente da Casa de Leis, e a reunião acaba de começar.

“Quero apenas o meu acerto e não quero mais voltar. Fomos tratados como cachorros”, afirmou Lourdes de Oliveira, de 53 anos, uma das participantes do encontro.

Ela trabalha como recreadora pela Seleta há 18 anos e atualmente estava lotada no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Juracy Galvão Oliveira, que fica no bairro Oiti – leste da Capital. “Não sei se estou ou não trabalhando porque o Ceinf está de férias”, também comentou sobre viver na incerteza, uma vez que os empregados por meio das entidades não foram demitidos formalmente.

Negociações e Justiça – Nesta quinta-feira (5), Marquinhos se comprometeu com o MPE (Ministério Público Estadual) a entregar lista de demissões e plano para a substituição dos terceirizados já na semana que vem. As secretarias de Educação e Assistência Social farão um levantamento dos funcionários que podem ser demitidos, sem que prejudique o funcionamento das atividades essenciais. A lista ficará pronta em 12 de janeiro, quinta-feira que vem, e será ainda submetida à Justiça, que poderá homologar ou não o novo acordo.

A maior parte dos trabalhadores, portanto, voltaria aos seus postos até que a administração municipal conseguisse fazer a substituição total. Calcula-se que trabalham para o município cerca de 4 mil pessoas contratadas por meio da Organização Mundial para a Educação Pré-escolar e da Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária.

Já nesta sexta-feira (6), a Justiça atendeu ao pedido feito pelas entidades em recurso contra a demissão em massa dos trabalhadores e determinou que todos terceirizados retornem aos seus postos de trabalho. A informação é do advogado que representa as entidades, Laudson Ortiz, que foi levar a notícia ao prefeito pela manhã.

Até a tarde de hoje, o site do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) estava fora do ar e não havia como confirmar o teor da decisão.

Nos siga no Google Notícias