ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

TJ adia julgamento sobre investigação contra Zeca do PT

Redação | 07/01/2008 14:19

Foi adiado nesta tarde pela Seção Criminal do TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul o julgamento definitivo do habeas corpus relativo a uma ação penal por peculato movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) contra o ex-governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, acusado de ter chefiado, em suas duas administrações, um esquema de desvio de dinheiro da publicidade para formação de caixa 2.

O caso agora só vai ser analisado no dia 18 de fevereiro, segundo decisão proferida na sessão desta tarde. O MPE defende que a liminar não deve ser mantida. A decisão foi concedida alegando que os promotores não teriam poder de investigação policial e que agiram erradamente ao indiciar Zeca por peculato sem ouvi-lo antes. O tema é polêmico e ainda não tem apreciação final do STF (Supremo Tribunal Federal).

Suspeição - O adiamento foi devido às férias de dois desembargadores que compõem a seção. Estão de férias o desembargador Gilberto da Silva Castro, presidente da Seção, e do desembargador Romero Osme Dias Lopes.

Fazem parte também do órgão julgador a desembargadora Marilza Fortes e os magistrados Claudionor Abss Duarte e João Batista Costa Marques, que concedeu, em outubro, liminar favorável a Zeca. Os dois últimos são considerados pelo MPE suspeitos para analisar o processo. No caso de Abss Duarte por ter ocupado o cargo de governador por 12 dias, em substituição a Zeca do PT, quando ele afastou no ano passador para dedicar-se à campanha, e no caso de Costa Marques, por ser apontado como amigo de Zeca.

O procurador Miguel Vieira, responsável pelo recurso, apresentaria o pedido de suspeição no julgamento de hoje.

Nos siga no Google Notícias