ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Política

Trad confirma sanção de projeto que congela IPTU para 2013

Aline dos Santos e Carlos Martins | 15/12/2012 10:55
Prefeito conta que não terá tempo hábil para enviar os carnês. (Foto: Luciano Muta)
Prefeito conta que não terá tempo hábil para enviar os carnês. (Foto: Luciano Muta)

O IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) vai ficar mesmo congelado para 2013, primeiro ano de gestão do prefeito eleito Alcides Bernal (PP). Hoje, o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirmou que vai sancionar o projeto com 0% de reajuste. Ele justifica não ter tempo hábil para votação de um veto, pois restam três sessões para o encerramento do ano legislativo.

“Se eu vetar, volta para a Câmara, que pode derrubar o veto”, lembra o prefeito. Desta forma, atrasaria a distribuição dos mais de 400 mil carnês do imposto. O projeto enviado por Trad ao Legislativo municipal previa reajuste de 5,31% para terrenos, permanecendo congelado para o valor da construção. No entanto, os vereadores aprovaram uma emenda, que, posteriormente, mudou a redação do projeto, fixando a alíquota em 0% de aumento.

Na votação, os vereadores justificaram que a cobrança de 1% da dívida ativa, que alcança R$ 1,2 bilhão, já compensaria a receita que deixará de entrar para os cofres públicos sem o reajuste. Para Trad, a arrecadação do débito dos inadimplentes depende de ações que o novo prefeito fizer. Na gestão do peemedebista, foram sorteados prêmios como imóveis e veículos para estimular o pagamento à vista.

“A adimplência foi recorde entre as capitais: 85%”, afirma Nelsinho. Na manhã deste sábado, Nelsinho Trad inaugurou o Relógio das Flores, no cruzamento das avenidas Duque de Caxias e Lúdio Martins Coelho.

Nos siga no Google Notícias