A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

09/12/2013 19:36

TRE cassa mandato dos vereadores Paulo Pedra, Thaís Helena e Delei

Zemil Rocha e Zana Zaidan
Juízes do TRE votando no processo de cassação dos vereadores (Foto: Cleber Gellio)Juízes do TRE votando no processo de cassação dos vereadores (Foto: Cleber Gellio)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o mandato dos vereadores Paulo Pedra (PDT), Delei Pinheiro (PSD) e Thaís Helena (PT) devido à acusação de compra de votos na eleição do ano passado. Com a decisão, a Justiça Eleitoral deve fazer uma recontagem de votos para a substituição dos cargos através de suplentes.

Também estava previsto o julgamento do vereador Alceu Bueno (PSL), mas este foi adiado para amanhã.

Por três votos a um, a maioria dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) derrubou o parecer-voto do relator, juiz Nélio Stábile, que entendeu que não havia provas suficientes para condenar os vereadores por captação ilícita de votos. Para ele, as acusações contra os três eram idênticas, exceto a relativa a Delei que considerou apenas assemelhada.

O relator considerou que a defesa foi satisfatória porque em relação aos veículos que receberam tickets para abastecimento de combustível houve a declaração deles na prestação de contas da campanha eleitoral.

Primeiro juiz a votar depois do relator, o juiz Luiz Cláudio Bonassini da Silva lembrou que hoje é o “Dia Mundial de Combate à Corrupção” e defendeu que a conduta dos vereadores fosse punida. Para Bonassini, eles não conseguiram comprovar a destinação do dinheiro de forma satisfatória. “E a meu ver há sufrágio e captação Ilícita de votos nessa conduta”, declarou.

No mesmo tom, o juiz Elton Nasser de Melo afirmou que existe a comprovação nos autos que eleitores foram cooptados pelos vereadores.

Já o juiz Heraldo Garcia Vitta observou que, apesar da presunção de inocência, ao avaliar os autos viu que a quantia apreendida nos comitês eleitorais estavam “separados em envelopes, o que significa tentativa de pulverização desse material”. Além disso, considerou que aconteceram carreatas não autorizadas e distribuição de kits combustível a reforçar a convicção de ilegalidades. Não teria havido também diferenciação entre ação de voluntários e cabos eleitorais dos vereadores acusados, o que evidenciaria também a captação de votos.

O presidente do TRE, desembargador Josué de Oliveira, se declarou impedido de votar.

Advogado pede e TRE/MS adia julgamento de Alceu Bueno
Por pedido do advogado Fábio Leandro, o julgamento do vereador de Campo Grande, Alceu Bueno (PSL), foi adiado para esta terça-feira (10). Ele seria j...
TRE decide hoje se cassa ou não 4 vereadores por compra de votos
O futuro dos vereadores Alceu Bueno (PSL), Delei Pinheiro (PSD), Paulo Pedra (PDT) e da licenciada Thaís Helena (PT) será julgado, a partir das 17h d...



Caro Jair de Oliveira , a lei é clara tds terão que ser punidos ,mas ai é que entra a diferença entre ser um político safo e ser como diria minha avó um dormente........os mais larápios praticam a ilegalidade tds dentro dos conformes,ou seja, não deixam rabinhos para trás ai fica difícil a justiça punir ........vc acredita que exista algum político que não pague combustível para os eleitores?!pois é nem a anta acredita agora provar é que são elas......
 
marilene almeida em 10/12/2013 10:33:07
Com a cassação do Pedra, Thais, e Delei, dois suplentes vão assumir.
A briga pelas vagas será grande, porque precisa uma recontagem de votos, e todo mundo quer a boquinha.
O Bernal perdeu a secretária de ação social que é a Thais, perdeu também um puxa saco que é o Pedra. Não vão fazer nenhuma falta.
A faxina precisa continuar.
 
VALDIR VILLA NOVA em 10/12/2013 10:17:09
Na minha ótica, as leis precisam ser muito mais rigorosas quando se diz respeito à assuntos dessa natureza. Crime eleitoral deve receber punição extrema, ou seja, cassação dos direitos políticos para o resto dos dias dos culpados, pois pelo contrário o infrator continuará praticando os mesmos delitos. Da mesma forma a lei contra as pessoas que adquirem terras do Incra, e das pessoas que ganham casas populares, casam vendam seus direitos de posse, devem ser punidos com o mesmo rigor, ou seja, perder os direitos para o resta da vida de nunca mais ganhar esse benefício do governo. Só assim as pessoas aprenderiam ter responsabilidade com aquilo que assumem.
 
Olices Trelha em 10/12/2013 10:06:13
O julgamento do Mensalão funcionou como um divisor mesmo. Hoje os juízes não têm mais medo de condenar, de fazer justiça, principalmente contra os ditos poderosos. Todo mundo está cansado de tanta corrupção, está na hora do basta mesmo, do começo da mudança, e condenar poderosos culpados é uma forma de dar exemplo para a sociedade. Compra de votos sempre foi algo que existiu, na cara de todo mundo, e estava na hora disso ter punição, porque sempre foi muito explícito, e esses vereadores acham que os juízes não vivem na mesma cidade, não escutam ou veem isso na época das eleições. Parabéns. E tem mais para punir hein.
 
rafael santos em 10/12/2013 09:33:01
Que ótima notícia em relação ao Paulo Pedra. Só assim ele para de trocar nome de rua.
 
João Cunha em 10/12/2013 09:20:41
O Brasil está mudando, aos poucos, devagar mas está. O presídio da Papuda, em Brasília, virou um braço do Congresso Nacional. Tem gente presa, tem bandido sendo obrigado a renunciar. Aqui os espertinhos da compra de votos perderam o mandato na Câmara Municipal. Parabéns ao TRE! E que os candidatos, os que só sabem levar vantagem, fiquem atentos nas eleições de 2014. A cobra vai fumar! Cabe ao povo também tomar vergonha na cara e denunciar esses sujeitos no lugar de vender o voto.
 
Paulo Souza Shimidt Cantareira em 10/12/2013 09:04:10
HUN, O "PROBLEMA" NÃO É SÓ COM O BERNAL..... ACHO Q ACUSAR O BERNAL DE TANTAS COISAS, QUERIAM MESMO É DESVIAR O FOCO!
 
ADOALDO PIRES em 10/12/2013 08:51:25
E agora vai entender né, população!
Não entendo de politica mas, quero o bem da minha cidade; Os que estavam condenando todos por ai entre acusações etc..., agora estão sendo caçados?
Como pode né, como dizia um grande radialista: NESSE ANGU TEM CARROÇO.
 
Anderson Silva em 10/12/2013 08:33:34
Eu já perdi a fé em qualquer político, seja do nosso estado ou do nosso país, sinceramente, eu joguei a toalha, já voto nulo há 3 eleições e pelo visto meu protesto silencioso vai continuar por muitos e muitos anos...
 
maximiliano nahas em 10/12/2013 08:25:30
Não entendo esse Juiz que por um lado cessa os efeitos da liminar que suspendeu os trabalhos da comissão processante, e por outro entende que não houve compra de votos dos vereadores "cassados". Será que os pesos e medidas usados nos julgamentos são iguais?
 
Arlene Felisberto em 10/12/2013 08:17:02
HOJE FOI DADO UM GRANDE PASSO ESPERO QUE O ALCEU E O MARIO CEZAR SEJAM CASSADOS TAMBEM,COM ISSO VOU ACREDITAR QUE A JUSTIÇA NAO E CEGA
 
JOAO BATISTA em 10/12/2013 07:49:01
PARABENS ,,,,MAIS UMA VEZ OS JUIZES DO TRE,MOSTROU AO POVO QUE NAO SAO CORRUPTOS,E NEM ACEITA ORDEM DOS CORONEIS DA POLITICA DO NOSSO ESTADO,ASSIM,NOS,O POVO SUL-MATO-GROSSENSE,TEREMOS MAIS CONFIANÇA NA NOSSA JUSTIÇA,,,,FELIZ NATAL A TODOS,E 2014 MAIS FELIZ AINDA SEM, ESSES CORRUPTOS.
 
laercio silva em 10/12/2013 07:45:24
E a bagunça continua na nossa cidade... se o TRE vê essa situação pq deixou eles tomarem posse???
 
sandra lima em 10/12/2013 07:34:01
Parabéns a todo corpo de jurados que votaram ontem no TRE a favor da Cassação dos vereadores Delei,Paulo Pedra e Thais helena vcs estão de Parabéns e merecem todo respeito da população de Campo Grande pelo bem que vcs fizeram para todos!! falta apenas dois e peco para vcs não aceitarem Recurso impetrado pelo senhores cassados.
 
Amison Matos em 10/12/2013 07:14:10
manda braza senhores juize precisamos fazer uma grande limpeza de norte a sul nesse país
 
Hélio guedes de souza em 10/12/2013 06:35:02
Parece brincadeira esse negócio de cassar porque fulano ou cicrano distribuiu combustível, nesse caso não deveriam cassar quase todos ou todos?
 
Jair de Oliveira em 09/12/2013 23:05:48
Que maravilha... Isso demonstra que que nosso País, nossa cidade de Campo Grande
está mudando para melhor...esses vereadores citados e mais alguns que estão ocupando uma cadeira na câmara municipal, não está fazendo nada para melhoria da nossa cidade, raro vermos projetos ...ajuda aos mais necessitados da nossa cidade, Natal se aproximando, poderíamos perguntamos para eles se algum esta fazendo algo para ajudar as crianças, os bairros que necessitam de algo, postos de saúde precário, eles só sabem criticarem, quererem cassar o Prefeito, porque não se juntam para melhoria da nossa cidade...
Acordam Campo-grandense, vamos mudar isso....2014 esta chegando novas eleições para Deputados (estaduais e federais), vi uma reportagem que muitos vereadores irão concorrer a uma vaga, será que merecem?
 
Ricardo do Amaral em 09/12/2013 20:39:00
Aleluia, Aleluia, Aleluia, nem tudo está perdido nesse Brasilsão de Deus. Há luz no fim do túnel.
 
nelson silva em 09/12/2013 20:22:44
òtimo! dia 10 de dezembro será a vez do Alceu Bueno.
Logo, Logo, o a procuradoria regional eleitoral levará o Mario Cesar ao TSE, em Brasilia. Lá, longe do seu patrão,as coisas serão diferentes
 
Dora Pereira em 09/12/2013 20:16:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions