ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

TRE-MS registra 340 denuncias online as vésperas das eleições

Eduardo Penedo | 03/10/2014 21:13

A um dia das eleições, o sistema de Web Denúncia do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) registrou 340 denúncias, sendo que 80 propaganda eleitoral por mensagens eletrônicas e telemarketing em todo o Estado. A cidade que lidera em número de denuncias é Campo Grande com 224. Esse serviço está disponível desde o dia 7 de julho.

No ranking de denúncias, em segundo lugar com 75 são de colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, faixas, bandeiras e mesas para distribuição de material de campanha nas vias pública. Em terceiro lugar com 52 denuncias está compra de voto, arrecadação ou gastos ilícitos na campanha ou condutas proibidas aos agentes públicos. Na seqüência com 44 denuncias está propaganda por meio de fixação de placas, faixas, cartazes, outdoors, pinturas ou inscrições em bens particulares, público, de uso comum e fachadas das sedes de partidos, coligações e comitês de candidatos. Em quinto lugar com 31 denúncias de propaganda intrapartidária e distribuição de material gráfico. Na seqüência com 24 denúncias estão reuniões partidárias. Ainda no ranking de denúncia 13 foram por propaganda interpartidária, cinco por carreatas, passeatas ou caminhadas, duas por comício e duas por regras quanto a realização de debates ou entrevistas.

Já as cidades que mais fizeram denúncias pela internet quem lidera e Campo Grande com 224, seguido de Dourados com 30 e em terceiro lugar com 22 denúncias está Corumbá. Na seqüência Três Lagoas com 12 denúncias, seguido de Sidrolândia com nove. Em sexto lugar esta Fátima do Sul com cinco denúncias. Em sétimo lugar estão as cidades de Nova Andradina e Anastácio estão empatadas com quatro denúncias cada.

Na ferramenta de Web Denúncia, o cidadão auxilia a Justiça a fiscalizar as ações dos candidatos quanto às infrações de natureza eleitoral. Para fazer seu registro, o eleitor precisa informar ao Tribunal a suposta irregularidade, a data, o local da ocorrência, a cidade e a descrição da ocorrência, além de informações, tais como o nome do infrator e seu partido/coligação.

A denúncia só será processada pela sistema, se o denunciante se identificar e anexar indícios da irregularidade, como fotos, imagens ou vídeos. Para acessar a ferramenta pela internet, basta acessar o endereço: http://www.tre-ms.jus.br/eleitor/denuncias-eleitorais/denuncias-eleitorais

Nos siga no Google Notícias