ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Três candidatos a vereador têm de provar ao juiz que sabem ler e escrever

Ricardo Campos Jr. | 05/09/2016 17:41
D'artagnan chegou ao quinto ano do ensino fundamental e fará prova para mostrar que sabe ler e escrever (Foto: Alcides Neto)
D'artagnan chegou ao quinto ano do ensino fundamental e fará prova para mostrar que sabe ler e escrever (Foto: Alcides Neto)

A Justiça Eleitoral aplicou, nesta segunda-feira (5), uma prova a três candidatos a vereador de Campo Grande para saber se eles sabem ler e escrever, mínimo exigido para quem disputa o cargo. Márcio Mendes Nunes (PV), José Clailton da Silva (PPS) e D'artagnan de Almeida Falcão (PTB) não apresentaram documentos que comprovassem a escolaridade e por isso foi necessário chamá-los à 53ª Zona Eleitoral para o teste.

O juiz eleitoral Marcelo Andrade Campos Silva explica que a medida é tomada após uma série de procedimentos. Quando o candidato não tem documentos que provem sua alfabetização, ele pode redigir uma declaração de próprio punho no momento do registro.

Na falta dessa declaração, o candidato é intimado a comprovar a escolaridade e não cumprido o prazo, ele é convocado para a prova.

A avaliação pode ser feita de várias formas e depende do juiz decidir qual. Podem ser feitas leituras de textos, ditados e redações de pequenos parágrafos.

O resultado é informado aos advogados dos candidatos para depois ser publicada no mural eletrônico. Se ficar comprovado que o interessado não sabe ler ou escrever, ele tem o registro de candidatura impugnado.

Márcio e José Clailton não quiseram conversar com o Campo Grande News ao deixar a sala do exame. Já D'artagnan, 78 anos, garante ter cursado até a quinta série quando morava em Guia Lopes da Laguna, embora não tenha a documentação de escolaridade.

Natural de Nioaque, cidade vizinha onde começou os estudos, ele trabalhou durante muito tempo na estrada de fero Noroeste do Brasil fazendo a troca e manutenção dos dormentes dos trilhos. É a primeira vez que ele concorre ao cargo de vereador.

Nos siga no Google Notícias