ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Tropas federais vão reforçar segurança da votação em 500 cidades, 4 em MS

Tropas federais serão enviadas a Amambai, Ponta Porã, Paranhos e Caarapó para garantir a realização do 1º turno

Gabriel Neris | 26/09/2018 14:52
Militares atuarão em quase 500 municípios nas eleições (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Militares atuarão em quase 500 municípios nas eleições (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quase 500 municípios brasileiros terão reforço de tropas federais nas eleições de outubro, sendo quatro de Mato Grosso do Sul. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou o reforço na segurança nas cidades que estão na faixa de fronteira e também onde há tensão no campo.

No Estado as tropas deverão garantir que o primeiro turno das eleições ocorrem sem imprevistos no dia 7 de outubro em Amambai, Ponta Porã, Paranhos e Caarapó.

Conforme o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), os três primeiros municípios tiveram reforço federal na segurança nas eleições de dois anos atrás e os juízes eleitorais solicitaram apoio neste ano. Em Caarapó, o pedido foi feito diante da possibilidade de conflitos envolvendo indígenas e produtores rurais.

Somente na terça-feira 127 municípios tiveram seus pedidos deferidos durante sessão administrativa do TSE. Entre os estados que solicitaram reforço estão o Pará, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Ceará, Acre, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

A missão das tropas, formada por militares das Forças Armadas, é assegurar o livre exercício do voto, mantendo a normalidade no dia do pleito, e garantir a apuração dos resultados das eleições nas localidades em que a segurança pública dos Estados necessita de reforço.

A medida é prevista no Inciso XIV do Artigo 23 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais nos estados, com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Nos siga no Google Notícias