A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

26/09/2018 14:52

Tropas federais vão reforçar segurança da votação em 500 cidades, 4 em MS

Tropas federais serão enviadas a Amambai, Ponta Porã, Paranhos e Caarapó para garantir a realização do 1º turno

Gabriel Neris
Militares atuarão em quase 500 municípios nas eleições (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)Militares atuarão em quase 500 municípios nas eleições (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quase 500 municípios brasileiros terão reforço de tropas federais nas eleições de outubro, sendo quatro de Mato Grosso do Sul. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou o reforço na segurança nas cidades que estão na faixa de fronteira e também onde há tensão no campo.

No Estado as tropas deverão garantir que o primeiro turno das eleições ocorrem sem imprevistos no dia 7 de outubro em Amambai, Ponta Porã, Paranhos e Caarapó.

Conforme o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), os três primeiros municípios tiveram reforço federal na segurança nas eleições de dois anos atrás e os juízes eleitorais solicitaram apoio neste ano. Em Caarapó, o pedido foi feito diante da possibilidade de conflitos envolvendo indígenas e produtores rurais.

Somente na terça-feira 127 municípios tiveram seus pedidos deferidos durante sessão administrativa do TSE. Entre os estados que solicitaram reforço estão o Pará, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Ceará, Acre, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

A missão das tropas, formada por militares das Forças Armadas, é assegurar o livre exercício do voto, mantendo a normalidade no dia do pleito, e garantir a apuração dos resultados das eleições nas localidades em que a segurança pública dos Estados necessita de reforço.

A medida é prevista no Inciso XIV do Artigo 23 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). Os pedidos foram formulados pelos juízes das respectivas zonas eleitorais nos estados, com a finalidade de garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions