ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Um dos líderes nacionais, MS tem 84% dos deputados com faculdade

Aline dos Santos | 17/06/2015 11:03
Em MS, 20 dos 24 deputados têm diploma universitário. (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Em MS, 20 dos 24 deputados têm diploma universitário. (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Mato Grosso do Sul é um dos líderes no ranking nacional de deputados estaduais que têm ensino superior. Dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa, 20 cursaram faculdade. No topo da lista, Piauí e Espirito Santos estão empatados em primeiro lugar. Nos dois Estados, 87% dos deputados estaduais têm ensino superior. Em seguida vem Mato Grosso Sul e Distrito Federal com 84%.

Conforme levantamento do UOL, elaborado a partir de dados do TSE (Tribunal Superior de Mato Grosso do Sul), há diferenças acentuadas numa mesma região. Para exemplificar, a reportagem comparou o resultado entre Mato Grosso do Sul e o vizinho Mato Grosso.

Enquanto o primeiro teve resultado de 84% , o segundo tem 46% dos deputados estaduais com diploma universitário. No Mato Grosso, 11 dos 24 parlamentares cursaram ensino superior.

Ao todo, dos 1.059 deputados estaduais eleitos em 2014 (incluindo os 24 deputados distritais), 30% não cursou faculdade. Rondônia é o Estado com menor grau de instrução entre os parlamentares: 29%.

Nos siga no Google Notícias