ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 31º

Política

Veja como regularizar título de eleitor pela internet e locais de atendimento

Quem não tirar título até quarta-feira (8) não votará nas eleições de outubro

Por Caroline Maldonado | 06/05/2024 10:42
Título de eleitor e urna eletrônica de votação. (Foto: Divulgação/TSE)
Título de eleitor e urna eletrônica de votação. (Foto: Divulgação/TSE)

O prazo para pedir o título de eleitor, transferir, regularizar e revisar dados termina na quarta-feira (8) e quem prefere resolver sem sair de casa pode fazer isso pela internet se já tiver a biometria cadastrada.

Eleitores que não tiverem o título ou com alguma irregularidade não poderão votar nas eleições para prefeito e vereador em outubro deste ano, porque o atendimento on-line e presencial ficará suspenso de quinta-feira (9) até o dia 4 de novembro de 2024.

O voto é obrigatório para eleitores alfabetizados de 18 a 70 anos. Quem tem de 16 a 18 anos, mais de 70 ou é analfabeto não é obrigado, mas pode votar se quiser. Quem tem 15 anos e vai completar 16 anos até a data do 1º turno da eleição já pode alistar e votar.

Além de fazer o título, pela internet é possível informar novos dados como deficiência, identidade de gênero, nome social, raça ou cor, se pertence a comunidade quilombola ou indígena; além de regularizar o título que foi cancelado, descobrir o local de votação e imprimir a segunda via do título.

É possível ter acesso a esses serviços no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), clicando aqui.

Em Mato Grosso do Sul, mais de 100 mil eleitores estavam com o título cancelado, sendo mais de 35 mil em Campo Grande até abril deste ano, conforme divulgado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral).

Locais - O atendimento presencial ocorre nos Cartórios Eleitorais até quarta-feira (8). Quem não possui biometria cadastrada deverá comparecer ao seu cartório eleitoral com documento oficial de identidade, com foto e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizar a coleta. Não é aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) como documento de identidade.

Em Campo Grande, o atendimento é realizado no Cijus (Centro Integrado de Justiça), que fica na Rua 7 de Setembro com a Avenida Calógeras (antigo Shopping 26 de Agosto) e na Central de Atendimento ao Eleitor, na Rua Delegado José Alfredo Hardman, n. 180, no Parque dos Poderes (antiga Rua do Diário).

O atendimento é das 12h às 18h e não é necessário agendar antes, ou seja, basta chegar.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a procurar o seu cartório eleitoral o quanto antes para evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no fim do prazo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias