ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Vereadores defendem congelamento ou reposição inflacionária para IPTU

Zemil Rocha | 10/10/2013 17:47
Câmara congelou o IPTU deste ano e pode fazer o mesmo quanto a 2014 (Foto: Cleber Gellio)
Câmara congelou o IPTU deste ano e pode fazer o mesmo quanto a 2014 (Foto: Cleber Gellio)

Vereadores da Capital ouvidos pelo Campo Grande News manifestaram-se, nesta quinta-feira (10), a favor da continuidade do congelamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou reposição apenas do índice inflacionário anual. Para eles, é inadmissível um percentual que supere a inflação na cobrança a ser feita no ano que vem pela gestão do prefeito Alcides Bernal (PP), até porque hoje o campo-grandense paga o 3º maior valor do IPTU entre os moradores das capitais.

Levantamento feito pelo Tesouro Nacional, divulgado nesta semana, mostra que o principal tributo municipal consome 1,41% da renda do município, o maior percentual entre as 27 cidades. “Agora é o 3º mais caro, mas já foi o primeiro no ano passado”, apontou o vereador Paulo Pedra (PDT), um dos que defendem que, se houver reajuste, apenas reponha perdas inflacionárias.

No projeto de Orçamento para 2014, enviado á Câmara, Bernal estimou aumento de 18% na arrecadação do IPTU, com a receita passando de R$ 255,3 milhões, neste ano, para R$ 301,5 milhões. O vereador Paulo Pedra pondera, porém, que nem sempre o crescimento de receita prevista representa índice linear de reajuste do imposto.

“Temos muitas construções novas a cada ano. Terreno que pagava x de IPTU vai pagar y ou w quando feita a obra. Temos muitos prédios e condomínios sendo construídos e isso aumenta a receita, eleva o IPTU”, explicou o pedetista, que evita dar uma opinião derradeira agora sobre o melhor índice. “Temos de avaliar índices de adimplência e inadimplência, ver se compensa manter congelamento ou não, analisar o Orçamento”, declarou Pedra, ressaltando mais uma vez que o importante é manter a “razoabilidade” em questão tributária.

Já a vereadora Carla Stefanini (PMDB) é favorável à continuidade do congelamento do IPTU no ano que vem. Para ela, na campanha eleitoral do ano passado, Alcides Bernal criticou a alto valor do IPTU e defendeu o congelamento, sendo atendido pela Câmara. Defende a manutenção até mesmo pelo fato histórico de Campo Grande ter histórico de adimplência. “A população sempre honrou suas obrigações, pagando o IPTU em dia, pois confiava na administração pública, via que ela fazia bom uso dos recursos públicos e aplicava em benfeitorias”, afirmou.

A previsão de Bernal de aumento da receita do IPTU em 18% preocupa a vereadora Carla Stefanini. “Se aplica índice que é dobro da inflação, o prefeito já começa a demonstrar que a proposta eleitoral dele não estava no campo da realidade. Nós fizemos propostas factíveis. As propostas dele eram ilusórias”, argumentou.

O vereador Carlos Augusto, o Carlão (PSB), entende que o congelamento decretado pelos vereadores decorreu da inércia do prefeito eleito Alcides Bernal, que teria deixado de usar a prerrogativa de conversar com os vereadores sobre o IPTU para este ano. Quanto ao tributo a ser cobrado em 2014, o socialista informa que não se opõe a uma “correçãozinha”, desde seja para melhorar os serviços públicos à população e não seja “nada de anormal”.

Para ele, correções existem a nível nacional nos vários setores e até no salário mínimo como efeito das relações econômicas. “O que não pode é aumento acima da inflação”, defendeu o vereador.

Opinando sobre a pesquisa do Tesouro Nacional sobre o IPTU nas capitais, que coloca Campo Grande como terceira em que o tributo está mais elevado, Carlão afirmou ter certeza de que o imposto está realmente muito alto na Capital. “Com certeza está elevado. A prefeitura avalia por valor maior o predial, enquanto o territorial está muito baixo”, apontou.

Airton Saraiva, vereador do DEM, é favorável que se o IPTU for reajustado na Capital o seja apenas a título de reposição inflacionária. “Sem nada a mais”, defendeu o democrata. Entende, porém, que não é possível se falar em índices antes da análise da planta genérica chegar à Câmara, em dezembro.

Nos siga no Google Notícias