A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

13/12/2012 12:00

Vereadores modificam projeto e congelam o IPTU para 2013

A proposta tramitou em regime de urgência e segue para sanção do prefeito

Aline dos Santos e Luciana Brazil
Vereadores comemoraram votação. (Foto: Izaías Medeiros) Vereadores comemoraram votação. (Foto: Izaías Medeiros)

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) vai ficar congelado para o próximo ano em Campo Grande. A decisão, que acaba por concretizar a promessa de campanha do prefeito eleito Alcides Bernal (PP), foi tomada hoje pelos vereadores.

O projeto, enviado pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) ao Legislativo municipal, previa reajuste de 5,31% para terrenos, permanecendo congelado para o valor da construção. No entanto, os vereadores aprovaram uma emenda, que posteriormente mudou a redação do projeto, fixando a alíquota em 0% de aumento.

A emenda, que na prática congela o valor do imposto, foi assinada por sete vereadores: Mário César (PMDB), Athayde Nery (PPS), Airton Saraiva (DEM), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Grazielle Machado (PR), Loester Nunes (PMDB) e Carlos Augusto Borges (PSB). No plenário, 11 parlamentares votaram a favor da emenda e cinco se posicionaram contra.

Com a emenda incorporada, o projeto do IPTU foi aprovado com placar de 15 votos a 3. Em vez das tradicionais duas votações, a proposta tramitou em regime de urgência. Desta forma, já segue para a sanção do prefeito. A tramitação diferenciada teve o aval de 14 vereadores.

Conforme Athayde Nery, a receita do imposto é de R$ 200 milhões. “Com o reajuste de 5,31% aumenta em R$ 10 milhões”, afirma. Segundo o parlamentar, se obtém o mesmo valor caso a prefeitura cobre 1% da dívida ativa, que supera R$ 1 bilhão.

O presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), classificou a votação desta quinta-feira como histórica. “Não vejo como rebeldia da base aliada ao prefeito. É uma manifestação do Legislativo. Os vereadores têm que ter opinião. Votamos como o povo quer. Pesquisa revela que a maioria quer o congelamento do IPTU”, afirma. A votação acabou com muita comemoração entre os parlamentares, que se cumprimentavam efusivamente.



Que Pena que vocês Vereadores esqueceram de colocar no "Regime de Urgência" o CONGELAMENTO DOS SEUS SALÁRIOS com base no ano 2012, E A REDUÇÃO DA TAXA ABSURDA DE ESGOTO 70% já que os recursos empregados são 99% vindo do Governo Federal e a Prefeitura recebe com Nome "Sanear Morena" e quem Recebe é a Aguas Guariroba (prestadora de Serviço). Isso sim Faria "Jus" para o Povo que vocês tem Obrigação de Defender. ""Não Somos Ingênuos""!!!
 
Juvencio de Moraes em 13/12/2012 19:49:56
Olha ai nossos vereadores desviando a atenção dos seus Mega Salários.. Parabénsss, vereadores sempre lembrando que o povo tem memória curta né... Claro que o congelamento beneficia a população, mas o aumento de salário beneficia bem mais aos senhores "preocupados" com a população!
 
Danielle Souza da Silva em 13/12/2012 16:59:39
O que é melhor para a população, pagar 5% a mais no IPTU/2013, ou pagar quase 70% a mais de salário para o vereador??? Sem contar no aumento de 21 para 29 vereadores. Por favor né querem calar a opinião pública com essa pequena atitude por que não fizeram isso antes. Querem passar de vilões a mocinhos!!!
 
Cleunice Silva em 13/12/2012 16:47:57
Silvana Fialho, acorda! São os vereadores que atuam em matéria de IPTU... mas vamos lá: R$ 15.000,00 (QUINZE MIL REAIS) por mês para um vereador, seria uma ótima piada se não fesse de tamanho mal gosto. Um professor da rede estadual ganha R$ 1.560,00 (MIL REAIS...). É por essas e por outras que não estendo minha mão a político; e se insistir em me cumprimentar depois lavo minha mão com álcool...
 
José da Silva em 13/12/2012 16:30:55
Isso significa acordo entre o futuro prefeito e os vereadores.. "acordo" se é que me entedem...kkkkk
 
Marina Souza em 13/12/2012 16:04:35
Já que querem votar a "vontade do povo" (sei...) votem também a diminuição dos proventos dos próprios, isso sim também é vontade do povo. Estão é querendo adoçar a boca do povo pra tampar o salário obsceno que acabaram de votar em favor próprio.
 
Cristina Souza em 13/12/2012 15:38:39
agora falta somente nao reajustar o salario dos vereadores que a economia sera maior ainda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
alcimar matos em 13/12/2012 15:35:21
Tenho completa convicção de que a população deseja muito mais moralidade na câmara do que congelamento de iptu e afins, se fosse para respeitar o desejo popular esses mestres da hipocrisia votariam contra o aumento absurdo de 62 %do próprio salário, sendo que trabalham 2 vezes por semana, fora os benefícios e a disponibilidade de tempo para exercer outras funções( médico, advogado, radialista, pecuário etc. etc..).
 
Carlos Murykan em 13/12/2012 15:33:42
Se os vereadores votam como o povo quer... Como ainda tiveram coragem de aumentar os seus próprios salários?
 
Rafael Plak em 13/12/2012 15:29:29
O IPTU teve o reajuste congelado pelos nobres Vereadores. Poderiam também ter congelado os seus salários em R$ 9.000,00 que já um excelente valor, frente ao que nós trabalhadores comuns recebemos.
 
ari rolim em 13/12/2012 15:00:20
Se eles votaram como o povo quer, pergunto; porque votaram no aumento de seus vencimentos? Para nós contribuintes é uma vergonha esse salário de 15.000,00 acrescido de mais 8 ou 9.000,00 de ajuda de custos. Façam a vontade do povo e colocam em votação o congelamento de seus salários, voltando o que era antes. Façam alguma coisa de útil à população. Tomem vergonha na cara, ilustres vereadores.
 
José Torraca em 13/12/2012 14:57:10
O congelamento é necessário para a população de Campo Grande!! Aos vereadores que votaram a favor do congelamento, fica a gratidão do povo e esperamos mais dos nossos políticos, que façam prevalecer a vontade popular!
 
clovis araujo em 13/12/2012 14:49:48
Se as votações estão sendo de acordo com o que o povo quer, então o proximo passo é votarem pelo salário minimo para eles também. Vereadores devem receber de acordo com o que o povo ganha.
 
Andréia Souza em 13/12/2012 14:39:07
Vou dar parabéns aos deputados que ate que em fim pensaram um pouco no povo pois e isso que deveriam fazer sempre e não pensar somente neles como aumentar o salario de 9.000,00 para 15.000,00 mil que e um desrespeito com a população
 
silvana fialho em 13/12/2012 14:38:21
JÁ QUE APROVARAM O CONGELAMENTO DO IPTU, O QUE FAZ UM BEM DANADO PARA NOSSO BOLSO, AGORA VOTEM CONTRA O AUMENTO DO SALÁRIO DOS VEREADORES, A POPULAÇÃO TAMBÉM QUER ISTO.
 
SEBASTIÃO JUNIOR em 13/12/2012 14:33:54
Esses vereadores estão de sacanagem mesmo. Primeiro a absurda votação do aumento dos próprios salários, agora fazem birra e dão mostra que vão prejudicar ao máximo o próximo prefeito, em detrimento da cidade e do povo que aqui vive. E quem votou neles? Que beleza heim?!
 
Pedro Neto em 13/12/2012 14:16:57
Que legal heim senhores vereadores, congelou? E congelou em um valor altíssimo, perfeito né -.-
Porque os senhores não ``congelaram `` o respectivos salários? 9 mil é pouco para trabalhar 2 vezes por semana sem contar os inúmeros benefícios e o fato de a maioria dos senhores desenvolvem atividades por fora.
 
roberto Inzagaki em 13/12/2012 13:51:19
Muito obrigado aos veriadores que votaram a favor do congelamento do iptu, pois nóis
ja estamos massacrados de tanto pagar tributos, nossos salarios sao baixos, e nao sobra muito para pagar nossas despesas mensais fico muito feliz por saber que existem parlamentares que realmente se preocupa com as pessouas de baixa renda
 
PAULO BEZERRA em 13/12/2012 13:49:15
Rssssssss...até parece que os senhores vereados estão preocupados com a população. Depois do aumento que tiveram, façam-me rir, hipócritas!!!
 
João da Silva Pereira em 13/12/2012 13:27:54
ficaram com vergonha do aumento que se deram.... e agora estao tentando tapar o sol com uma peneira de 5% a menos no iptu...
 
glauber moura em 13/12/2012 13:17:34
Não precisamos ficar alegres com essa decisão e pensarmos que pagaremos o mesmo valor do ano passado pois, com certeza, teremos um belo reajuste que será justificado pela valorização do imóvel. O meu IPTU tem um acumulado de 57% de aumento nos últimos 2 anos e esta foi a justificativa da prefeitura quando não concordei com o valor e pedi revisão. Moro no Jd. Panamá e só quero ver se não incluirão a "revitalização" da Júlio de Castilho no meu IPTU mesmo ela ainda estando longe de ser concluída!!!!
 
Gladis Caramalac em 13/12/2012 13:05:51
Pesquisa revela que a maioria NÃO queria o aumento de salário dos vereadores!
 
Lucilanny dos reis em 13/12/2012 12:36:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions