ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Vereadores trocam de partido e PSB reforça base na Câmara Municipal

Cida Amaral e Junior Longo trocaram sigla por vaga na Assembleia

Kleber Clajus | 09/04/2018 20:40
Cida Amaral trocou o Podemos pelo Pros e Junior Longo vai do PSDB para o PSB (Fotos: Izaias Medeiros/CMCG)
Cida Amaral trocou o Podemos pelo Pros e Junior Longo vai do PSDB para o PSB (Fotos: Izaias Medeiros/CMCG)

Dois vereadores de Campo Grande trocaram de legenda, mesmo que a janela partidária autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não os contemple. Junior Longo saiu do PSDB rumo ao PSB, enquanto Cida Amaral trocou o Podemos pelo Pros. Ambos são pré-candidatos a vagas na Assembleia Legislativa neste ano.

Conforme Longo, a decisão era negociada com lideranças tucanas e pessebistas em sigilo. Ele justificou a mudança por "divergências internas", aceitando convite do recém filiado ao PSB e deputado federal Elizeu Dionízio, assim como do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão. "Fizemos um acordo [para a saída] e consigo trabalhar mais livre", ressaltou.

A mudança altera a composição na Câmara Municipal, onde PSB e PP passam a figurar como segundas maiores bancadas com três legisladores cada uma. No caso da primeira, esta tem Carlão na primeira secretaria do Legislativo e Longo como presidente da comissão de transportes. Francisco Gonçalves, o veterinário Francisco, também integra o grupo.

Diferente do companheiro de plenário, Cida Amaral pode enfrentar impasse judicial com o Podemos, que deve brigar pelo mandato. O primeiro suplente, Silvio Mori, também migrou rumo ao PHS "porque não havia diálogo e precisava de mais espaço político".

Em relação a janela partidária, encerrada seis meses antes das eleições, os vereadores não estão contemplados neste ano porque a decisão do TSE permite somente a troca de partido para o cargo do qual já pertence o político. Assim, legisladores municipais podem utilizar essa estratégia quando se candidatarem nas eleições de 2020.

Nos siga no Google Notícias