ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 24º

Política

Visita de diretor do Banco Safra entra na agenda de MS após evento nos EUA

Governador de MS Eduardo Riedel apresentou aos deputados estaduais balanço dos encontros no MS Day

Por Silvia Frias e Fernanda Palheta | 22/05/2024 11:00
Governador Eduardo Riedel ouve pergunta do deputado estadual Pedrossian Neto (com microfone) durante reunião na Alems (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Eduardo Riedel ouve pergunta do deputado estadual Pedrossian Neto (com microfone) durante reunião na Alems (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul é a “bola da vez” na projeção de investimentos e parcerias na área privada depois da participação do estado no MS Day, em Nova Iorque, segundo avaliação dos deputados estaduais. O encontro gerou frutos, com agenda de possíveis investidores na próxima semana, entre eles de Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda, atual diretor de Estratégia Econômica e Relações de Mercado do Banco Safra.

A avaliação positiva foi a conclusão dos parlamentares após reunião com governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), que apresentou balanço sobre a participação no MS Day, em Nova Iorque, evento que que integrou a programação do Brazilian Week.

O encontro na Alems durou cerca de 1h30, a portas fechadas, na sala de reunião da presidência da Alems, esta manhã. À imprensa, foi permitida entrada por poucos minutos, apenas para captação de imagens. Nesse momento, o deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) perguntou sobre as PPPs (Parcerias Públicio Privadas) na área de saúde.

Depois do encontro, Riedel foi embora sem falar com a imprensa.

Mas os deputados falaram sobre o que foi repassado durante a reunião. Paulo Duarte (PSB) disse que há desdobramentos do MS Day previstos para a próxima semana, com reuniões com possíveis investidores. Na agenda, encontro com Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff. Atualmente, é diretor de Estratégia Econômica e Relações de Mercado do Banco Safra.

Também foi discutida a proposta de PPPs (Parceiras Públicas Privadas) na área da saúde, como a de construção de novo prédio dentro da área do Hospital Regional, gerido pela iniciativa privada. Este é novo modelo de gestão hospitalar que fez parte do pacote discutido durante o MS Day. A ideia é levar a proposta também para Três Lagoas, Dourados e Corumbá.

Paulo Duarte disse que foi discutida a situação dos servidores, explicando que a proposta não atinge as categorias, ainda sob responsabilidade da gestão estadual. “Não é terceirização, o objetivo é investimento e estrutura”.

Junior Mochi (MDB) disse que o balanço foi positivo e que, na próxima semana, há agenda relativa ao que foi angariado no MS Day. O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) comemorou os frutos do encontro, citando um dos eventos com participação de cerca de 150 empresários. “Nesse evento foram consolidados mais de R$ 3 milhões em investimentos em curto prazo”, contou.

A estimativa de R$ 3 bilhões foi citada em entrevista na segunda-feira (20).  Riedel disse que não podia antecipar os envolvidos por se tratar de empresas de capital aberto, operadoras em bolsa, que teriam o momento certo de divulgar os projetos.

O Governo do Estado criou o MS Day, em parceria com a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), para tentar "vender" o Estado para o mundo. A primeira edição ocorreu em agosto de 2023, só que em São Paulo. Pela primeira vez essa caravana viajou para o exterior.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias