A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

13/07/2016 20:51

Votação para presidente da Câmara dos Deputados terá segundo turno

Nyelder Rodrigues
Deputados acompanham painel com resultados da votação em 1º turno (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)Deputados acompanham painel com resultados da votação em 1º turno (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

Terminou às 20h46 (horário de MS) a votação para definir o novo presidente da Câmara Federal, em Brasília (DF). O pleito foi feito com votação secreta, em urnas disponibilizadas no local e terá segundo turno entre os candidatos Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Ao todo, 494 parlamentares participaram da votação, que teve um alto quórum - apenas 19 dos 513 deputados federais não votaram. O pleito contou com 17 inscritos, mas três deles desistiram, sobrando 14 candidatos.

Maia foi o mais votado, com 120 votos, seguido por Rogério Rosso, com 106. Marcelo Castro (PMDB-PI), um dos favoritos, terminou em terceiro, com 70 votos. Em quarto ficou Fernando Giacobo (PR-PR), com 59.

Na sequência, do 5º ao 14º, ficaram Esperidião Amin (PP-SC), com 36 votos; Luiza Erundina (PSOL-SP), com 22; Fabio Ramalho (PMDB-MG), 18 votos; Orlando Silva (PCdoB-SP), 16; Cristiane Brasil (PTB-RJ), 13; Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), 13; Carlos Manato (SD-ES), 10; Miro Teixeira (Rede-RJ), 6; e Evair Vieira de Melo (PV-ES), 5.

Segundo turno - Assim como no primeiro, serão disponibilizados 14 urnas para que os deputados votem o segundo turno. Foi dado 1h de pausa na sessão para que a próxima votação seja preparada. Agora, vence quem tiver mais votos.

A realização de um segundo turno já era esperada, devido ao grande número de candidatos. Para ser eleito diretamente no primeiro turno, as regras são as mesmas das eleições gerais: é preciso ter maioria absoluta de votos (metade + 1) do total de votantes.

O pleito retorna, provavelmente, por volta das 21h50 (MS), com novos discursos dos candidatos ao pleito. A expectativa da organização é que demore mais 1h30 esse processo. Logo que for dado o resultado final, o vencedor já é empossado presidente da Câmara Federal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions