ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 32º

Política

Votos em Harfouche aparecerão “sub júdice” na hora da apuração

Situação ocorre em razão de a candidatura de Harfouche ter sido indeferida em primeiro e segundo grau na Justiça Eleitoral

Marta Ferreira | 13/11/2020 20:54
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Candidato a prefeito de Campo Grande Sérgio Harfouche (Avante), durante coletina de imprensa. (Foto: Paulo Francis)
Candidato a prefeito de Campo Grande Sérgio Harfouche (Avante), durante coletina de imprensa. (Foto: Paulo Francis)

Os votos que o eleitor digitar na urna eletrônica para o candidato a prefeito de Campo Grande Sérgio Harfouche (Avante) não serão válidos, mas aparecerão na apuração, com um selo diferenciado, de “sub júdice”, em razão de a candidatura ter sido indeferida em primeiro e segundo grau na Justiça Eleitoral.

Até 2018, a divulgação dos resultados incluía só os votos de candidatos deferidos, mas começando pelo pleito de 2020, agora os votos de candidatos indeferidos e que esperam julgamento definitivo vão aparecer em meio aos outros.

Segundo a reportagem apurou junto a operadores do direito, a votação do candidato poderá ser visualizada na listagem da apuração,  mais existirá uma marcação, deixando evidente que, por ora, não valem.

No caso de Harfouche, a candidatura foi indeferida primeiro pelo juiz Roberto Ferreira Filho, que analisou o processo de registro. Depois, nesta semana, os juízes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) mantiveram o entendimento, por 5 votos a 1.

Tanto no primeiro grau quanto no segundo, o Ministério Público Eleitoral defendeu a validade da candidatura.

Para os magistrados, porém, o candidato do Avante, que é procurador do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), só poderia concorrer às eleições se tivesse fora da função definitivamente e não apenas se afastado como fez.

O procurador ainda pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele anunciou que faria isso. Se o Tribunal validar a candidatura, os votos podem entrar na conta mesmo depois de o resultado já ter sido divulgado.

Nos siga no Google Notícias