ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Zeca do PT quer que Justiça proíba propaganda do governo

Redação | 30/09/2009 10:14

O ex-governador Zeca do PT, que é pré-candidato ao governo, vai pedir que a Justiça Eleitoral proíba as propagandas do governo estadual. "Vou provocar o Ministério Público para que tome providências em relação a essa propaganda eleitoral antecipada", afirma Zeca.

Formalmente, o pedido de providências será entregue às 14h ao procurador regional eleitoral, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira. Porém, Zeca e os deputados estaduais Paulo Duarte, Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Pedro Teruel foram hoje pela manhã ao gabinete do desembargador Luiz Carlos Santini, presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

"Vim para manifestar o respeito e apreço à Justiça Eleitoral e ao doutor Santini", disse, ao justificar a visita.

Na ocasião, Zeca lembrou que em 2002, quando era governador e disputaria a reeleição, o PSDB acionou a Justiça contra propaganda eleitoral antecipada. "O Santini me condenou a pagar multa", recorda.

No outro extremo, afirma que, no passado, denunciou à justiça propagandas de Pedro Pedrossian (ex-governador) e de Lúdio Coeelho (ex-prefeito da Capital). "Provoquei a justiça para tirar o chapéu do Lúdio e a estrela do Pedrossian".

No caso específico de André Puccinelli, Zeca reclamou da propaganda institucional que divulgou a pavimentação asfáltica entre Corguinho e Rio Negro. "Essa propaganda criticou o governo passado e não é verdade o que eles estão falando". De acordo com Zeca, a propaganda disse que a obra inconclusa foi herdada de seu governo.

De acordo com o advogado Valeriano Fontoura, a propaganda do governo estadual não atende o princípio da impessoalidade. A partir do pedido de providência, o Ministério Público Estadual decide se fará ou não a denúncia à Justiça Eleitoral.

A intenção é que seja proibida veiculação de propagandas alusivas a pessoa do governador, além de multa de R$ 12 mil por cada propaganda em caso de descumprimento.

No pedido, Zeca argumenta que "André vem realizando, as expensas do Poder Público, propagandas travestidas de publicidade e informe institucional para promover sua reeleição".

Nos siga no Google Notícias