ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Plantão da vacina tem 12 mil doses, baixa procura e alerta com fake news

Campo Grande chegou a 70% da meta e número de casos investigados de sarampo subiu para 8

Aline dos Santos e Mirian Machado | 01/09/2018 10:00
Axel levou a filha Maria Eduarda para tomar vacina durante plantão especial. (Foto: Paulo Francis)
Axel levou a filha Maria Eduarda para tomar vacina durante plantão especial. (Foto: Paulo Francis)

Com plantão neste fim de semana em cinco unidades de saúde, Campo Grande tem 12.800 doses à espera da crianças para alcançar a meta de imunizar 95%, na faixa etária entre 1 ano a menores de 5 anos, contra sarampo e poliomielite.

Neste sábado (dia primeiro), o cenário é de preocupação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), principalmente com notícias falsas (fake news) de que a vacina causa complicações; e de pais tranquilos, conforme evidenciado na baixa procura pela imunização no começo da manhã. Em Campo Grande, o número de casos investigados de sarampo aumentou de quatro para oito.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariah Barros, até ontem (dia 31), a cidade alcançou 70% da meta. O objetivo é chegar a 47.500 crianças (95%). “Ainda é muito baixo. Além do público ser dependente, tem a circulação de fake news falando que as vacinas 'dão' hidrocefalia, autismo. Isso é um crime. Essa geração nunca viu pólio e sarampo, não acredita que isso existe”, afirma.

Conforme Mariah, a Venezuela tem surto de poliomielite, enquanto a Europa registra casos de sarampo. No Brasil, segundo ela, são 10 mortes por sarampo. “Era uma doença erradicada, mas no momento que a pessoa relaxa, deixa de vacinar, isso acontece”, diz, sobre os novos casos. No CRS (Centro Regional de Saúde) Tiradentes, foram 20 crianças vacinadas até às 8h20.

A campanha deveria ter sido encerrada ontem, mas, em busca da meta, a Capital terá plantão hoje e amanhã em cinco unidades: Centros Regionais de Saúde Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho, Coophavila e UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de agosto.

As equipes serão reforçadas para atender à população das 6h15 às 17h45, sem intervalo para o almoço. Serão duas salas de vacinação em cada local neste fim de semana. Cada sala tem dois técnicos, dois digitadores e um enfermeiro.

Janúcia tem trigêmeas e levou duas para vacinar. Terceira menina recebe atendimento médico em casa. (Foto: Paulo Francis)
Janúcia tem trigêmeas e levou duas para vacinar. Terceira menina recebe atendimento médico em casa. (Foto: Paulo Francis)

Relutância infantil – Os pais precisam vencer a relutância das crianças, que mesmo do alto de um ano e alguns meses já deixam claro o medo da vacina. O engenheiro de computação Axel Martins, 31 anos, conta que a filha Maria Eduarda, um ano e nove meses, nem pode ver os profissionais de branco. Ele diz que não há muita estratégia além de segurar a criança para que seja vacinada.

A microempresária Stefanie Maia Tlass, 23 anos, disse ao filho David Lucas que era só a gotinha. “Ele não gosta, chora sempre”, diz. Ela mora no Maria Aparecida Pedrossian e foi ao CRS do Tiradentes, bairro vizinho. Stefanie diz que procurou o posto durante a campanha, mas não tinha vacina.

No CRS Nova Bahia, a professora Janúcia Trindade Alencar Rodrigues, 34 anos, mãe de trigêmeas de um ano e dois meses, levou Rebeca e Mariah para vacinar. A terceira filha é Isabelle, que está em casa com problema de saúde.

“Não consegui trazer antes”, conta a professora, que passou dois meses no hospital com a filha, agora em home care (atendimento em casa). Ela também buscaria informações de como vacinar a criança que não pôde ser levada ao posto de saúde.

Mãe de Bianca, dois anos, a dentista Thaís Viana, 31 anos, prometeu que depois da vacina o prêmio será passear no parque.

David Lucas, no colo da mãe, aceitou bem a gotinha. (Foto: Paulo Francis)
David Lucas, no colo da mãe, aceitou bem a gotinha. (Foto: Paulo Francis)
Mas o choro veio com a injeção. Vacinas garantem proteção contra doenças. (Foto: Paulo Francis)
Mas o choro veio com a injeção. Vacinas garantem proteção contra doenças. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias