ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Filho de desembargador, que travou cassação, ganhou cargo de Bernal

Kleber Clajus | 27/12/2013 12:19
Mario Cesar apontou irregularidade no voto de desembargador que possui filho nomeado na Fundac (Foto: Cleber Gellio)
Mario Cesar apontou irregularidade no voto de desembargador que possui filho nomeado na Fundac (Foto: Cleber Gellio)

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Mario Cesar (PMDB), colocou sob suspeição o vice-presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador João Batista da Costa Marques, por decidir pela suspensão do processo de cassação do prefeito Alcides Bernal (PP). A suspeita recai no fato de que o filho do magistrado, o arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques, foi nomeado em cargo na Fundac (Fundação Municipal de Cultura). O fato também é considerado no momento em que se busca retomar os trabalhos.

“Há entendimento de que se nós entrarmos agora no TJ, por conta dos desembargadores de plantão, pode ser que o João Batista Costa Marques não vai mudar, por conta do filho dele nomeado na Fundac. Estamos analisando em recorrer no TJ e, de repente, ele veja a indisposição que está acontecendo e mude sua decisão, que deixe de ser política para estritamente técnica”, pontuou Mario Cesar.

A nomeação do filho do desembargador, Rubens Moraes , foi publicada no Diário Oficial do dia 18 de setembro, para compor a Comissão Gestora do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais). No entanto, ele já figurava como servidor nos quadros da Prefeitura de Campo Grande.

Para o procurador da Câmara, Fernando Pineis, com a nomeação o desembargador estaria “impedido de se pronunciar”.

João Batista decidiu em dois momentos, ontem (26), pela suspensão da sessão de julgamento que definiria a cassação do mandato ou arquivamento da denúncia de “fabricação de emergências” contra Bernal. Com isso, abriu o que Mario considera uma “uma batalha entre dois desembargadores de plantão”, uma vez que a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges decidiu pelo retorno dos trabalhos no período da tarde.

“Já conversei com o presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e vamos entrar com ação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e na Corregedoria do TJ para que seja tomado um posicionamento quanto a isso”, ressaltou o presidente da Câmara.

Múltiplos erros – Mario apontou ainda que outros pontos causaram surpresa, em meio à “guerra de liminares”. Dentre eles está a notificação tardia da Câmara sobre a primeira suspensão, uma vez que a decisão estava emitida desde as 7h30, mas com notificação do oficial de justiça apenas às 9h30, após início da sessão de julgamento.

“A fundamentação da decisão era toda diferente entre o resumo no sistema do Tribunal e o conteúdo, não apenas na palavra deferido ou indeferido. Quando também enfrentamos dificuldades em protocolar a defesa por meio online e presencial, sendo possível apenas com a presença da desembargadora. Funcionários dificultaram o processo”, esclareceu Mario Cesar.

Por outro lado, o procurador da Câmara não descarta recurso em Brasília ou mesmo no colegiado do TJ, que retorna aos trabalhos após o dia 5 de janeiro, para dar continuidade à sessão de julgamento.

Nos siga no Google Notícias