ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Para constitucionalistas, realização de sessão que pode cassar Bernal é legal

Vinícius Squinelo | 26/12/2013 18:44
Prefeito saúde populares durante chegada à Câmara Municipal (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito saúde populares durante chegada à Câmara Municipal (Foto: Cleber Gellio)

A realização da sessão da Câmara Municipal que pode cassar o mandato do prefeito Alcides Bernal (PP) após nova decisão judicial é legal e amparada na Lei, pelo menos na visão de dois advogados constitucionalistas ouvidos pelo Campo Grande News.

Na manhã de hoje (26), a sessão extraordinária convocada na Câmara Municipal foi suspensa pela presidência da casa, devido à liminar concedida pelo vice-presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador João Batista da Costa Marques. Porém, no fim desta tarde, o próprio TJMS cassou a liminar, e a sessão de julgamento foi retomada.

“Assim que o presidente da Câmara (vereador Mario Cesar) tomou conhecimento da decisão do desembargador João Batista, suspendeu a sessão, mas avisou que ela poderia ser retomada. Com nova decisão judicial, ele deu prosseguimento à sessão”, avaliou o advogado constitucionalista Lucas Rosa. “Não vejo prejuízo nessa continuidade, nem no sentido da própria Câmara, nem no sentido de defesa”, emendou.

A decisão de Marques, que suspendia a realização da sessão, foi baseada apenas na argumentação de que havia perigo de demora e o risco de dano ao prefeito, diante da possibilidade iminente de cassação. Ela, porém, acabou sendo “derrubada” no fim da tarde de hoje.

Ainda segundo Lucas Rosa, a realização da sessão “não viola nenhum dispositivo do regimento da Câmara, assim como não diminui a possibilidade de defesa”.

Para outro operador do Direito, o advogado constitucionalista Leonardo Avelino Duarte, o critério a ser adotado é o cronológico. “A última decisão é a que está valendo”, resumiu.

Ainda segundo Avelino Duarte, até que o prefeito Alcides Bernal consiga uma nova liminar judicial, a sessão pode ser realizada normalmente. “Me parece legal, amparada judicialmente”, completou.

Nos siga no Google Notícias