A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/09/2011 16:03

Leitor denuncia existência de pombos na padaria do Hipermercado Carrefour

Marco Antonio Brito

Administração da empresa diz que presença dos animais foi um fato isolado e garante que local está limpo

A pomba, flagrada pelo leitor, circula livremente junto ao duto de ventilação, acima da padaria. No detalhe é possível ver a sujeira das vezes deixada sobre o duto. (Foto: Roberto Munhoz)A pomba, flagrada pelo leitor, circula livremente junto ao duto de ventilação, acima da padaria. No detalhe é possível ver a sujeira das vezes deixada sobre o duto. (Foto: Roberto Munhoz)

Indignado com a situação e esperando que a administração do Hipermercado Carrefour tome "as devidas providências", o leitor e consumidor Roberto Manvailer Munhoz enviou à redação do Campo Grande News fotos de pombos que, segundo ele, visitam "há bastante tempo" as dependências da padaria no interior hipermecado.

Segundo o leitor, a presença dos animais no local - um espaço no teto, junto ao duto de ventilação e logo acima da padaria do hipermercado - está sujo e é possível percerber que as pombas costumam estar ali com frequência. Roberto também postou a denúncia em seu Facebook, o que chamou a atenção de autoridades locais que apontaram a responsabilidade da Vigilância Sanitária e do CCZ sobre o caso.

A administração do Carrefour contesta e diz que a presença de pombos no local foi um fato isolado. "Isto aconteceu apenas um dia, quando uma pomba entrou pela área da frente e pousou ali", diz Elaine Goncalves Cardoso.

Segundo ela, as pombas costumam ficar com frequência na área onde é depositado o lixo do Shoppíng, mas só uma entrou no hipermercado e uma única vez. "Temos uma empresa responsável pela detetização e limpeza do hipermercado e foi aplicado um gel nas portas de entrada, que afasta os animais", garante Eliane. Segundo ela, foi feita uma vistoria no local "e está tudo limpo".

As fotos enviadas por Roberto Munhoz foram tiradas no dia 03 de setembro (sábado) e o leitor pede providências, "pois este tipo de situação coloca em risco a vida dos clientes, uma vez que estes bichos são conhecidos transmissores de doenças".

Riscos à saúde - A bióloga Silvia Barbosa do Carmo, responsável pelo setor de Controle de Pragas Urbanas do CCZ - Centro de Controle de Zoonozes da capital, confirma que os pombos e, principalmente, as fezes desses animais podem transmitir doenças. Entre as mais comuns, destaca ela, estão a criptococose e histoplasmose, causadas por fungos presentes na poeira das fezes secas de pombos e que atacam o sistema respiratório humano (pulmões). Esses fungos, diz Silvia Barbosa, podem levar uma infecção da meninge.

Aspirar a poeira de fezes secas, alerta a bióloga, também pode provocar ormitose, uma espécie de clamídia transmitida pelos animais, que ao infectar o organismo do ser humano provoca vômitos e diarréia. Os pombos também são responsáveis por doenças alérgicas e dermatites, que se configuram por infecções cutâneas, na pele da pessoa infectada.

"Onde existe a presença de fezes secas de pombos é um perigo", confirma a bióloga, lembrando que os fungos e bactérias presentes nessas fezes podem ser carreadas (levadas) pelo vento e infectar alimentos e pessoas. "Jamais se deve inalar a poeira dessas fezes", alerta a bióloga.



Eu acho que deveria haver um plano de controle populacional dessas aves, e caso não resolver sou a favor do abate desses animais. Quanto à ecologia e ao equilíbrio da fauna, elas nunca pertenceram à nossa fauna, vieram nos navios na época da colonização. Logo elas não fazem parte da nossa fauna, não são predadoras de nenhuma espécie e nem são presas específicas para algum predador. Do meu ponto de vista elas são "PORCOS DE ASAS" que só comem restos da nossa comida e não possuem outro predador que as coma para manter um equilíbrio por isso existe uma superpopulação desses bichos. Por isso quanto mais pessoas, mais comida, mais pombos. Cabe também à população colaborar e não alimentar esses "PORCOS DE ASAS", pois eles podem até ser bonitinhos, mas são ordinários.
 
Jefferson Novaes Nunes em 28/12/2012 16:07:51
moro no bairro jardim america e aqui no bairro esta infestado de pombo a rua que eu moro é rua marechal felipe schimitd eles ficam no telhado eu tenho que passar de sombrinha se não eu fico toda suja meu netos nem pode brinca no quintal por favor quem pode me ajudar eu tenho que lavar oquintal todos dia a minha conta de agua é cara obrigado
 
estelita caldas em 28/02/2012 01:14:02
As quadras esportivas das escolas municipais de ensino também são alvo dos pombos e a limpeza fica a desejar, ... visitam a quadra da escola Nagib Raslam no jardim petropolis.
 
Maria Paula em 03/10/2011 11:41:22
Vocês já viram o marcadão como está tomado de pomba e ninquem toma providencia.E faz tempo que isso acontece no marcadão.E o pessoal do CCZ nuca foi no mercadão?
 
catia lara em 06/09/2011 11:14:25
Então vamos fazer inspeção nos atacadistas, por exemplo, o bate forte da praça do papa abriga estes "ilustres" visitantes, é comum observar a revoada dos bichos a partir dos check-outs enquanto passamos as compras.
 
CLAUDIO MOREIRA em 06/09/2011 10:55:31
Deveriam promover um controle biológico (ou químico mesmo) dos pombos na cidade.

Isso virou uma praga, e um caso de saúde pública. Os pombos estão nos supermercados, nas praças, nas caixas d'água dos prédios e das casas.

Mas daí vem os ecochatos e... vocês já sabem né?
 
Eduardo Vieira em 06/09/2011 10:13:57
Roberto Ferreira! Parabéns! Muito bem lembrado. As quadras das escolas beriam o absurdo de tantas fezes que contém no chão, e estas não são limpas, pelo menos não na frequência adequada. Já cansei de limpar bosta de pombo acumulada a dias e bem sequinha e perigosa na quadra do Elpídio Reis pra treinar basquete. E o pior é que já cheguei a varrer sem jogar água antes, ou seja, respirei bastante poeira cheia de fungos da pomba. Por isto informação é tudo. Obrigado mais uma vez leitores e CampoGrandeNews.
 
Régis Marlo - Mineiro em 06/09/2011 10:05:12
A CZZ infelizmente não tem nem carro pra atender as demandas da população de Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Já a Vigilância Sanitária eu não sei, mas a omissão por esta última parece rondar este caso.
 
Régis Marlo - Mineiro em 06/09/2011 10:01:52
Obrigado Roberto Munhoz e Campograndenews pela informação de qualidade.
 
Régis Marlo em 06/09/2011 09:59:11
Parabéns, Sr. Roberto, pela sua ação de combater essa pouca vergonha. Temos que comer alimentos contaminados, sem a saúde, que esse país prega e agora querem reviver a CPMF. UMa VERGONHA!
 
Eleunil biscaya da silva em 06/09/2011 09:53:47
Já vi pombos voando dentro do Atacado Fort do Norte Sul Plaza, comuniquei a um funcionário e ele me disse que não tinha jeito, que isto é comum.
 
Vilma Santos em 06/09/2011 09:40:34
Pombos proliferam locais públicos:

A bióloga Silvia Barbosa do Carmo, responsável pelo setor de Controle de Pragas Urbanas do CCZ - Centro de Controle de Zoonozes da capital, confirma que os pombos e, principalmente, as fezes desses animais podem transmitir doenças. Entre as mais comuns, destaca ela, estão a criptococose e histoplasmose, causadas por fungos presentes na poeira das fezes secas de pombos e que atacam o sistema respiratório humano (pulmões). Esses fungos, diz Silvia Barbosa, podem levar uma infecção da meninge.
Aspirar a poeira de fezes secas, alerta a bióloga, também pode provocar ormitose, uma espécie de clamídia transmitida pelos animais, que ao infectar o organismo do ser humano provoca vômitos e diarréia. Os pombos também são responsáveis por doenças alérgicas e dermatites, que se configuram por infecções cutâneas, na pele da pessoa infectada.
Visitem as escolas públicas de campo grande....é uma barbaridade a quantidade de pombas e que defecam onde crianças fazem aulas de educação física e nenhuma providência é tomada pelos gestores das escolas......vocês da imprensa poderiam fazer uma matéria a respeito dessa situação...dinheiro tem para combater esse mal...é ir e conferir.
 
Roberto Ferreira em 06/09/2011 09:05:13
E pra piorar bem sabemos que não é o único estabelecimento. O Shoping NorteSul tbm conta com a visita desses "adoráveis" bichos em sua praça de alumentação. É comum ver marcas de fezes ou ainda pior, ve-los dando voos rasantes sobre a cabeça dos clientes enquanto se alimentam. É pra acabar. Saaúde? Há isso é detalhe. Cabe a cada orgão tomar sua devida providencia e ao público resta deixar de frequentar esses locais.
 
André Neves em 06/09/2011 08:01:19
..."em verdade, em todos os mercados existem a presença de pombos! No Comper da rua Brilhante, dentro da loja mesmo, onde eles comem rações, no Comper da Julio de Castilho no depósito, existe uma verdadeira "maternidade" de pombos!! Estão lá há muito tempo! Como existe uma demanda grande de descarga de mercadorias nos depósitos, elas (pombas), entram com facilidade nos depósitos, e os pobres dos funcionários que estão ali para somente cuidar dos produtos dos eventuais 'furtos" das pessoas, não se dão conta da entrada das pombas!"
 
alexsandra martins em 06/09/2011 06:42:22
Esta mesma situação se repete na praça de alimentação do shopping norte-sul, e é só olhar para cima na direção da panificadora Monte Líbano, que se vê as marcas de fezes de pombos nas paredes e muitas vezes os próprios pombos.Onde está a fiscalização?????
 
Gilberto L Amaral em 05/09/2011 11:40:46
No Mercado Municipal é uma vergonha as pombas disputam lugar com os clientes. A prefeitura promove o tal festival do pastel em meio as pombas. Lá não é preciso fotografar, só passar lá e verificar mas, cuidado!!!!
 
Eduardo Barbosa em 05/09/2011 11:38:23
AHHH SRA RESPONSÁVEL DO CRIADOURO DE POMBAS..................ISSO JÁ VEM Á MUITO TEMPO..
OS "TORPEDOS" DELAS SÃO FREQUENTES NOS CLIENTES ENTRE A PEIXARIA E A PADARIA.
É POR ISSO QUE DEIXEI DE SER CONSUMIDOR DO FRANCES
 
Nilton Cavasini em 05/09/2011 11:23:29
O pior de tudo é que se a gente reclama no CCZ, eles dizem que nada podem fazer por que essas pragas são consideradas aves domésticas e são protegidos por lei, agora eu quero saber se alguém ficar doente por causa dessas coisas quem vai bancar o tratamento?
Saúde pública acima de tudo!!
 
Oswaldo Benites em 05/09/2011 10:25:50
Eu também venho reforçar a crítica do Roberto, a srª Eliane está bastante equivocada pois 2 vezes que fui ao mercado vi os pombos na tubulação! Alguma coisa deve ser feita!
 
Juliana Borges Widal em 05/09/2011 10:24:42
Gostaria de agradecer ao sr. Roberto Manvailer Munhoz, e salientar que Campo Grande está toda infestada dessas aves. Veja a Praça Ary Coelho; é gente passando e pombos voando, uma nojeira. Estou torcendo que, com a reforma dessa praça, os pombos sumam.
Aqui no residencial onde moro tem imensidade destes pombos, já reclamamos para o CCZ muintas vezes. Mas até agora, nada. Final de agosto alguém espalhou quirera de milho envenada neste residencial para matar tais pombos, (mas eles não morrem facilmente), porém morreram todas pombinhas do ar(juritis) que moravam aqui. Por isso, quase tive um derrame, achei que os sabiás tbém iam morrer, tive forte dor de cabeça com enjôo e amortecimento do lado esquerdo da cabeça.
Muintas pessoas vêm ver apartamentos aqui para alugar/comprar, mas qdo vêem os pombos, desistem.
 
Angel Dourado em 05/09/2011 10:02:14
Aproveito a oportunidade para comunicar às autoridades que façam uma visita no ponto turistico de Campo Grande para constatar o descaso, o nosso mercadão, nas pastelarias do mesmo existem mais pombos do que consumidores.
 
luiz carlos garcia em 05/09/2011 09:44:43
Mas se falar mal dos pombinhos, logo aparece a tal de "ong", defendendo o "bichinhosl". Foi por causa desses pombinhos que minha mãe e minha vó adquiriram uma doença nos olhos e que até hoje não foi possivel. a cura. Veja o absurdo na praça Ary Coelho e no Mercadão Municipal que já está dando "nojo" de comer nas lanchonetes daquele estabelecimento, é pomba querendo sentar na mesa junto com a gente. As autoridades precisa tomar providências urgentes para controlar o aumento dessas aves. É bom lembrar que essas aves são oriundas da Africa, trazidas na época de D. João VI. Portanto nem do nosso país são.
João Carlos
 
João Carlos em 05/09/2011 09:43:17
A mesma situação se vê na praça de alimentação do novo Shopping Norte-Sul. Dia desses, fui fazer um lanche e tive que comer ás pressas com medo dos pombos fazerem suas necessidades na minha bandeja. As paredes do teto da praça já estão todas marcadas com as fezes desses pássaros nojentos. E isso vem desde a inauguração.
 
Rosane Cavalheiro em 05/09/2011 09:41:28
Quanto descaso com os consumidores!!
Parabéns pela iniciativa de denunciar estes descalabros que infelizmente está se tornando rotina.
 
Thiago Galvão em 05/09/2011 09:40:56
Realmente é rotineiro a presença de pombos no local. Fui funcionário do estabelecimento e as pombas entram pelo fundo, denominado de doca, onde descarregam mercadorias, num grande pátio aberto. Lá é muito comum a presença de pombas, que ficam ao lado da padaria. Parabéns ao leitor pela denuncia.
 
DAVID FERNANDES em 05/09/2011 09:22:46
Se forem fiscalizar que sejam rigorosos com todos. Gosto muito de ir comer no Mercado Municipal, mas infelizmente a quantidade de pombos deixa o ambiente nojento. Basta ficar alguns minutos em alguma das barracas de pastel pra ficar desviando dos dejetos dos bichos. É um cartão postal da cidade maculado pela presença desses transmissores de doenças.
 
Vicente Vega em 05/09/2011 09:09:21
ja estive no mercado do shopping norte sul. As pombas tinham encontrado um pacote de ração aberto de cachorros e estavam fazendo uma festa. Era umas 8 pombas no corredor e ninguem entrava no corredor somente elas, os funcionarios nao estavam nem ai. Olhei pra cima e percebi que nas entradas desse corredor do mercado estavam inumeras pombas.... Elas defecando e todo mundo pisando logo em seguida.
 
ronaldo pinho em 05/09/2011 08:59:00
eu também já vi pombos na praça de alimentação do Shopping Norte Sul e no Atacadão da costa e silva
 
Maercio Trackovisk em 05/09/2011 08:57:07
Eu tambem ja presenciei pombas no Compre furando os sacos de rações, e os funcionarios nada fazem.
 
Nair Abrego em 05/09/2011 08:42:00
é isso mesmo,outro dia eu cheguei com as compras em casa e tinha uma pomba dentro de uma caixa que trouxe la desse hipermercado.. eu tenho como provar o que estou falando....
 
mamedio braga de oliveira em 05/09/2011 08:38:29
A CCZ precisa visitar as escolas públicas de campo grande....é uma barbaridade a quantidade de pombas e que defecam onde crianças fazem aulas de educação física e nenhuma providência é tomada pelo gestores das escolas......vocês da imprensa poderiam fazer uma matéria a respeito dessa situação...dinheiro tem para combater esse mal...é ir e conferir.
 
roberto ferreira em 05/09/2011 08:10:48
Eu vi pombos também no novo Shopping Norte Sul Plaza e no novo Comper da Brilhante.... Assim não dá....
 
Carmeline Silva Medeiros em 05/09/2011 07:53:43
PARABÉNS ROBERTO MUNHOZ, SAÚDE É PRIORIDADE............

 
JILSÃO COMJOTA em 05/09/2011 07:20:34
Pombos eu nunca vi,mas a última vez que comprei carne neste estabelecimento comercial, o produto esta embalado em plásticos com dois selos de validade. Um sobre o outro, ou seja, a carne que não foi vendida um mês antes foi reembalada. Não tiveram, nem o cuidado de trocar a etiqueta. produtos pereciveis lá eu nunca ais comprei.
 
Fernando Silva em 05/09/2011 07:10:55
Campo Grande esta enfestada de pombos. Já me depareis com eles no Carrefour, norte sul plaza, comper... Niguém faz nada! Uma pesquisa rápida na internet mostra a solução, cara para áreas grandes, mas bastante eficaz! Mas, parece-me que o campograndenews tem mais coragem que a vigilância sanitária aqui em Campo Grande, se é que o problema é falta de coragem mesmo...
 
Andre Salgado em 05/09/2011 06:55:39
E isso não é tudo... é comum nos vermos pombos por todos os lados em Campo Grande... no centro elas passeiam dentro de lanchonetes e sorveteria e dias desse ao ir ao novo shopping Norte Sul Plaza pude notar vários pombos passeando na parte superior da praça de alimentação além de marcas de fezes de pombos espalhadas pelas paredes superiores da praça... não sei como esta hoje mais desse dia em diante não voltei mais a esse novo shopping....
 
Claudio Benites em 05/09/2011 06:16:11
Ai o pequenininho para ganhar o dinheiro do leite de seus filhos abre um comerciozinho simples mas bem limpinho com a melhor das intencoes NESSE a fiscalizacao e implacavel .
 
aparecida rocha em 05/09/2011 06:06:24
Eu tb acredito que a afirmação da senhora Eliane deve estar equivocada pois tb já vi varias vezes esses pombos voando sobre a padaria....
Parabéns Roberto por denunciar..
 
Rossana Américo em 05/09/2011 06:00:53
Cadê a vigilância sanitária? Que absurdo isso!
 
Igor Padilha em 05/09/2011 05:37:27
ah eu já fui 'batizada' por uma pomba lá enquanto escolhia pão. Sempre tem pombas ali mesmo, e já faz tempo que elas moram lá.
 
Claudia Barros em 05/09/2011 05:32:27
Mas isso não é só no carrefour não,quando forem ao shopping norte sul dê uma olhadinha para o teto sob a praça de alimentação,irão deparar com a mesma situação.
 
Esther Neves Correa em 05/09/2011 05:20:26
Não é a única vez que pombos estão dentro deste supermercado, eu mesmo por 2(duas) vezes que estive mês passado no local pude observar uma pomba voando sobre os dutos de ar condicionado e por diversos cantos do supermercado. Autoridades verifiquem este problema pois parece que estas pombas vivem la dentro e ninguem as retira.

 
Carlos de Barros em 05/09/2011 04:35:25
Muito obrigado aos responsáveis pela redação do site Campo Grande News, que prontamente atenderam a minha reivindicação por providências.
Gostaria de salientar que a afirmação da senhora Eliane Gonçalves Cardoso está no mínimo equivocada, pois é nítido na foto a presença de ao menos duas pombas e uma grande quantidade de dejetos na tubulação, o que no mínimo indicaria um certo tempo de vivência dos bichos no local.
Nada contra a empresa, mas tudo à favor da minha saúde e de toda a população, inclusive dos funcionários daquela.
 
Roberto Manvailer Munhoz em 05/09/2011 04:25:08
Confirmo. 2 meses atrás estive no Carrefour e as pombas estavam voando em cima dos peixes. Impossível nenhum funcionário ter visto e tomado as providências.
 
Drigo Silva em 05/09/2011 04:16:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions