ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Viatura da Agetran sem luz de freio para sobre a faixa de pedestre

Edmir Conceição | 09/12/2011 11:57
Viatura da Agetran no cruzamento das ruas José Antonio e 15 de Novembro.
Viatura da Agetran no cruzamento das ruas José Antonio e 15 de Novembro.

Como o ditado popular, em casa de ferreiro o espeto é de pau, na fiscalização do trânsito em Campo Grande serve para os cidadãos comuns e não teria alcance sobre as autoridades e os próprios agentes de trânsito.

Pelo menos é o que mostra foto enviada por leitor do Campo Grande e que já ganhou as redes sociais. No dia 7, às 21h55, viatura da Agetran parou sobre a faixa de pedestre no cruzamento das ruas José Antônio e 15 de Novembro.

Veículos de emergência e de fiscalização também são obrigados a seguir normas. De acordo com o CBT (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que “veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias” têm prioridade no trânsito e podem circular livremente.

A questão é se essa liberdade permite, por exemplo, andar em cima de calçadas, furar o sinal vermelho e andar na contramão. No caso da polícia, em atividade operacional, ninguém tem dúvida. Os carros de socorro, se necessário, podem realizar manobras, porém as ações devem ser executadas com a devida sinalização da sirene e de dispositivos luminosos.

Já em circulação normal, de deslocamento, como o flagrado pelo leitor do Campo Grande News, há duas infrações, uma de responsabilidade do poder público, pela falta de equipamento obrigatório (lanterna e luz de freio), e outra que deve ser imputada ao condutor, por não ter respeitado a linha de retenção e parar sobre a faixa de pedestre em via com sinalização semafórica.

Nos siga no Google Notícias