A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/12/2011 11:57

Viatura da Agetran sem luz de freio para sobre a faixa de pedestre

Edmir Conceição
Viatura da Agetran no cruzamento das ruas José Antonio e 15 de Novembro.Viatura da Agetran no cruzamento das ruas José Antonio e 15 de Novembro.

Como o ditado popular, em casa de ferreiro o espeto é de pau, na fiscalização do trânsito em Campo Grande serve para os cidadãos comuns e não teria alcance sobre as autoridades e os próprios agentes de trânsito.

Pelo menos é o que mostra foto enviada por leitor do Campo Grande e que já ganhou as redes sociais. No dia 7, às 21h55, viatura da Agetran parou sobre a faixa de pedestre no cruzamento das ruas José Antônio e 15 de Novembro.

Veículos de emergência e de fiscalização também são obrigados a seguir normas. De acordo com o CBT (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que “veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias” têm prioridade no trânsito e podem circular livremente.

A questão é se essa liberdade permite, por exemplo, andar em cima de calçadas, furar o sinal vermelho e andar na contramão. No caso da polícia, em atividade operacional, ninguém tem dúvida. Os carros de socorro, se necessário, podem realizar manobras, porém as ações devem ser executadas com a devida sinalização da sirene e de dispositivos luminosos.

Já em circulação normal, de deslocamento, como o flagrado pelo leitor do Campo Grande News, há duas infrações, uma de responsabilidade do poder público, pela falta de equipamento obrigatório (lanterna e luz de freio), e outra que deve ser imputada ao condutor, por não ter respeitado a linha de retenção e parar sobre a faixa de pedestre em via com sinalização semafórica.



Ah..e mais uma para os defensores dos amarelinhos, conheço as pessoas que receberam a multa por não usar CINTO DE SEGURANÇA no centro, só que os multados rsrs estavam em uma HONDA BIZ, isso mesmo uma HONDA BIZ, uma BIZ.. Como que usa cinto de segurança em uma BIZ, me fala pq estou precisando colocar na minha. Foram multados aqui em CG na 25 Dezembro..ISSO É UMA VERGONHA!!!!!
 
Lucia Castro em 14/12/2011 08:25:23
Douglas voce está enganado, quem tirou a foto foi o carona, observe a imagem interna do carro.
 
Rogerio Moralles em 12/12/2011 08:39:55
o cidadão que tirou a foto estava dirigindo o veículo utilizando-se de telefone celular e isso sim é infração de transito.
 
douglas Torres em 10/12/2011 09:47:23
eles podem....é um absurdo.e quem paga somos nos.
 
noemia rocha em 09/12/2011 12:58:00
Nayara, a polícia ao fazer ronda nao deve usar o cinto mesmo, ou voce acha que para agir rápido o motorista vai: parar o carro, puxar freio de mão, desengatar o carro, tirar o cinto e só aí pegar a arma para agir. Ele tem de estar em pronto emprego, só usa em deslocamentos rápidos em grandes distâncias. Ao não usar o cinto ele coloca em risco cumprindo com o juramento q faz ao entrar na profissão.
 
Luiz Carlos Bravo em 09/12/2011 12:57:19
Gente vamos acordar, se pararmos para pensar esta tudo errado, quase tudo esta errado no transito, a começar por esse exemplo claro, mas tem muito mais coisas, muito mais carros que deveriam ser o exemplo transitando com irregularidades.
 
Alessandro Honorio em 09/12/2011 12:54:02
É isso porque eles dizem que são preparados para ocupar o cargo de agentes, duvido que se fosse um veiculo comum e eles estivesse passando por ali se eles não teriam multdado na hora. Vamos nos concientizar.
 
Vanessa Magalhaes em 09/12/2011 12:53:08
Com a palavra o Diretor da Agetran, se manifeste para a população
 
Benedito da Silva Rodrigues Barbosa em 09/12/2011 12:52:38
E agora?????????????????posso eu ser multado? lavrar-se a uma notificação a este condutor e que sejas apresentada neste jornal para servir como exemplo.vcs vão isto chegar a ver?????parabéns a este bom exemplo.
 
zildo de oliveira barros em 09/12/2011 12:33:27
Bom... ai aparece a Placa, será que eles vão se multar???
 
Deividi Amorim de Almeida em 09/12/2011 12:26:18
Não é de se espantar
 
Jonas Pedro Teixeira Silva em 09/12/2011 12:19:42
Grande parte da população certamente já presenciou a prática de infrações cometidas por quem deveria dar o exemplo. Eu mesma já presenciei várias vezes viaturas de polícia fazendo rondas com policiais que nao usavam o cinto de segurança. Fica aqui a minha indignação e indagação do motivo para tal prática. Certamente a lei foi feita para todos e por todos deveria ser cumprida!!!!
 
Nayara Duarte Miranda em 09/12/2011 12:11:40
Quem vai paga essa multa? rsrsrs
quem deveria dar o exemplo faz o errado ainda paro a frente da faixa
 
angelo grides dalla pria em 09/12/2011 12:11:34
Agora resta saber se a agetran vai aplicar a multa no seu próprio agente, por parar encima da faixa e não ter a devida sinalização a viatura. A placa da para ver muito bem na foto tirada. Pra quem tem dúvida HSH 4941.
 
Luiz Tainã em 09/12/2011 12:08:56
ABSURDOOOOOOOOOOOOO!!!! FALTA DE RESPEITO COM AS LEIS DE TRÂNSITO E COM OS PEDESTRES!!! AONDE FICA OS NOSSOS DIREITOS A AGETRAN QUE FISCALIZA E FAZ ESSA FALTA GRAVÍSSIMA!!! E AGORA VÃO SER MULTADOS? OU SÓ O CIDADÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS TEM QUE SER MULTADOS POR ELES ABSURDOOOOOOOOOOOOOOOOO !!! INDIGNADA DEMAIS !! VERGONHA!!! QUERO VER O DESFECHO DESSA REPORTAGEM DEPOIS SE ELES VÃO SER PUNIDOS !!!
 
Valéria Vila Mennott em 09/12/2011 12:06:40
vale lembrar que não existe infração por parar depois da faixa de retenção, e observando a foto tirada, no que diz respeito a parar encima da faixa de pedestre, me parece que isso não ocorreu, o que parece e que a viatura somente ultrapassou a faixa de retenção e parou entre a faixa de pedestre e essa linha, e isso não é infração, a infração existe quando se para encima da faixa de pedestre.
 
Douglas Torres em 09/12/2011 07:24:41
(Cont...) Ou seja, como o cinto de segurança é um item de proteção do condutor e passageiros, a polícia abre mão da própria SEGURANÇA pela do cidadão que ainda vem aqui ficar RECLAMANDO sem saber do que se fala! Outras asneiras ainda dizer que 1 segundo não faz diferença no embate com o BANDIDO! Com certeza faz, 1 segundo pode ser muito tarde...
 
Rafael Lima em 09/12/2011 06:33:18
Nayara, todos os policiais que estão identificados por roupas, seja civil, PM, PRF estão sempre prontos para agir e em risco. O CTB e outras leis lhes conferem supremacias para poder trabalhar em prol da sociedade. Você jamais saberá se é ou não atendimento, ao ver um crime deve agir rápido. Concordo que na faixa de pedestre sim, todos devem respeitar, a vida de um cidadão vale mto mais
 
Luiz Carlos Bravo em 09/12/2011 05:53:22
Infelizmente realidade é essa, esses dias parei no semáforo da Ceará com a Mato Grosso, e ao meu lado havia um Policial Militar FARDADO, em seu carro particular, advinham como? Sem sinto de segurança!!! É assim mesmo! e não vai mudar, sabem aquela frase: " Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço". Mais ou menos assim!!!
 
Fabiana Marinho em 09/12/2011 05:20:08
Não existe absurdo mais flagrante do que os policiais que não usam cinto de segurança, já mencionados em outros comentários. Não existe justificativa para isso - é muito fantasioso achar que um policial vai ser executado enquanto dirige a viatura só por estar usando o cinto e precisar de um segundo a mais para sair do carro.
 
Carlos Pereira em 09/12/2011 03:45:18
Nayara Duarte,Veja q essa viatura é do transito e parou na faixa p pedestre, com lanterna esquerda sem lampada,se fosse cidadão comum olha a multa!e policial não deve mesmo estar amarrado ao cinto de segurança do carro, é só parar p pensar,se precisar sair rapido,até se soltar seu serviço ja foi prejudicado. carro do Agetran tem que dar exemplo.
 
Claudio de Barros em 09/12/2011 03:41:06
Não estamos reclamando a toa. o que queremos é o correto que os agentes coloquem ordem no transito da cidade mas também deem o exemplo. acho que isso é o mínimo que esperamos deles.
 
Celso Luiz Bonazoni Filho em 09/12/2011 03:32:52
oh!Luis Carlos Bravo....esse carro não é da policia,é do transito,são agentes do agetran.coisa de louco,santo de casa não faz milagres.
 
Claudio de Barros em 09/12/2011 03:29:51
tem que usar cinto mesmo, até policiais, para se retirar um cinto de segurança não leva nem 2 segundos meu irmão, tem que tomar providência Sr. diretor da Agetran, não pode ficar impune, nós somos multados e os amarelinhos ou marronzinhos sei lá.
 
cesar dias medeiros em 09/12/2011 03:24:33
Eu tbm me deparei com situação parecida:
Estava eu levando meu filho para o colégio na Av. Mato Grosso, quando paramos em frente da escola e fomos atravessar a faixa de pedestre, passa um carro da Agetran, que não parou para a nossa travessia, nem se quer reduziu a velocidade.
Fiquei pensando no exemplo ao qual os próprios agentes deram. Meu filho ainda comentou "nossa mãe era a polícia?".
 
sabrina santiago em 09/12/2011 03:18:35
LAMENTAVEL...
 
Celso Luiz Bonazoni Filho em 09/12/2011 03:00:03
Luiz Carlos, até onde eu sei é lei é uma só para todos. Pode até ser que em situações de emergência, como uma perseguição,seja compreensível a ausência do uso do cinto, porém, não é o que eu presencio.Utilizei o exemplo das rondas,mas e quando,por exemplo a polícia não está fazendo rondas ou perseguição, ou seja, esta no trânsito como os demais motoristas?Não há a obrigação de usar o cinto tb?
 
Nayara Duarte Miranda em 09/12/2011 02:04:55
se não tem ronda, o povo reclama...e quando tem, reclama que a a polícia não usa cinto...vai entender o ser humano...