ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Após três anos,13 municípios da fronteira retomam status de área livre de aftosa

Marta Ferreira | 04/02/2011 17:59

A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) reconheceu nesta sexta-feira (4) a ZAV (Zona de Alta Vigilância) de Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa com vacinação. Com isso, após três anos, todo o Estado passa a ter essa classificação e cai o bloqueio para venda interna de carne produzida nos 13 municípios que compõem a Zona, onde o rebanho é de 800 mil animais, entre bovinos e búfalos.

A decisão foi comunicada ao secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, pelo diretor-geral da OIE, Bernard Vallat. “Trata-se do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos técnicos do Ministério da Agricultura e dos fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal)”, afirmou o diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, em material distribuído pela assessoria de imprensa do governo do Estado.

Entre as medidas que contribuíram para o reconhecimento da OIE, o secretário de Defesa Agropecuária destaca o controle efetivo do trânsito dos animais, a vigilância intensiva, a identificação individual do rebanho e a vacinação oficial, que contou com a fiscalização dos técnicos estaduais e do governo federal. “Essa iniciativa vai contribuir para conquistarmos mercados importantes que vêem como requisito o Estado inteiro estar livre da doença com vacinação”, enfatiza Jardim.

Em 2001, Mato Grosso do Sul havia alcançado o status de livre de febre aftosa com vacinação pela OIE. Com o surgimento de um foco da doença, em 2005, o organismo internacional decidiu suspender esse reconhecimento. Em 2008, parte do Estado retornou à condição de área livre com vacinação, exceto a ZAV, implantada na época.

Após ações intensivas na região, em agosto de 2010, o Ministério da Agricultura encaminhou o pedido do restituição do status. A ZAV é composta por 13 municípios: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Porto Murtinho e Sete Quedas. Essas cidades fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Nos siga no Google Notícias