ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Funai: produtores do sul decidem não aceitar indenização

Redação | 14/07/2009 09:17

Produtores rurais da região de fronteira não vão aceitar indenização proposta pelo Governo Federal no processo de demarcação de terras indígenas. A decisão foi tomada ontem, em reunião no Sindicato Rural de Ponta Porã.

"Os produtores não querem vender suas terras, o governo que procure outras áreas ou fazendas para comprar", afirmou o presidente do Sindicato Rural, Ronei Silva Fuchs ao site Mercosul News.

Os fazendeiros exigem que a titulação das áreas seja respeitada e refutam qualquer indicativo de que as terras já pertenceram ao povo guarani-kaiowá.

O grupo quer que seja cumprida a decisão judicial para que a Funai (Fundação Nacional do Índio) notifique com, pelo menos, dez dias de antecedência o dono das terras onde será feita a vistoria, tempo para tomar as decisões judiciais cabíveis e acompanhar as vistorias.

"O correto é o produtor contratar um técnico com conhecimento em antropologia para acompanhar as vistorias", anunciou o presidente como uma orientação da entidade aos fazendeiros da região.

Mesmo com o trabalho iniciando em 20 de julho, os produtores acreditam que a decisão seguirá a mesma ordem da polêmica sobre a demarcação contínua da Raposa Serra do Sol, julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos siga no Google Notícias