ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Medidas anunciadas pelo governo tentam agilizar transporte de 60% da safra de MS

Bruno Chaves | 06/05/2014 18:40
Medidas tentam agilizar escoamento de produção no Porto de Santos (Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)
Medidas tentam agilizar escoamento de produção no Porto de Santos (Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)

O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (6), os resultados do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) para gestão do escoamento da safra brasileira. Instituída em abril de 2013, por meio da Portaria nº 231/2013, a força tarefa já evitou congestionamentos no primeiro quadrimestre deste ano nas vias de acesso ao Porto de Santos (SP), responsável pela exportação de 60% do que é produzido em Mato Grosso do Sul.

Para falar sobre o assunto, os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, dos Transportes, Cesar Borges, e da Secretaria Especial de Portos, Antonio Henrique Silveira, se reuniram, hoje, em entrevista coletiva concedida à imprensa em Brasília (DF). O tema abordado foi o escoamento da safra de grãos 2013/14, especialmente de soja, pelo Porto de Santos, considerado o principal do País.

Conforme o membro do Sindicargas/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Cargas do Estado), Helton Celin, 2/3 do que é produzido em Mato Grosso do Sul para a exportação é enviado para o exterior por meio do Porto de Santos. “Contamos com duas principais rotas: os portos de Santos e de Paranaguá (PR). Mas as empresas procuram o de Santos por causa da capacidade maior”, explicou.

Agendamento – Entre as medidas tomadas pelo GTI que foram destaques este ano está o agendamento da chegada de veículos aos terminais do Porto de Santos, que contribuiu para diminuir consideravelmente o congestionamento na região periférica do local.

Dados da SEP (Secretaria de Portos da Presidência de República) apontam que em janeiro, quando teve início o monitoramento, 69% dos caminhões com destino ao Porto de Santos estavam agendados. No final de abril, esse percentual chegou a 95%.

Demais medidas – O GTI com integrantes das pastas de Agricultura, Transportes e Portos ainda analisou propostas de curto, médio e longo prazo para mitigar o congestionamento de veículos e cargas nos acessos portuários e nos terminais de transbordo e armazenagem de cargas.

Em dezembro de 2013, o grupo entregou o relatório estabelecendo o plano de ação no qual foram envolvidos, além dos três ministérios, terminais portuários, transportadores de embarcadores (tradings).

Mais ações – Conforme o Ministério da Agricultura, o governo também trabalha em medidas para melhorar a infraestrutura no campo e o acesso da produção agrícola aos portos. Pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram disponibilizados R$ 4,5 bilhões para a agricultura empresarial construir e reformar armazéns durante a safra 2013/14. Ao todo, já foram contratados 80% desses recursos (R$ 3,58 bilhões).

A perspectiva, a partir do crédito ofertado, é que nos próximos cinco anos o volume de financiamentos possibilite aumentar em mais de 65 milhões de toneladas a capacidade estática do país. Com isso, espera-se que os produtores não precisem escoar a produção imediatamente, fazendo primeiramente o estoque e desafogando o tráfego nas vias de acesso aos portos.

Nos siga no Google Notícias