A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/09/2015 12:45

Participação de MS na produção de grãos do Brasil cresce 0,40% em agosto

Liana Feitosa
Safra nacional de milho também acompanha tendência e, até o momento, está estimada em 84,3 milhões de toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano anterior. (Foto: Famasul)Safra nacional de milho também acompanha tendência e, até o momento, está estimada em 84,3 milhões de toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano anterior. (Foto: Famasul)

Participação total de Mato Grosso do Sul na produção de grãos do país cresceu 0,40% neste mesmo mês, partindo de 7,7% em julho e atingindo 8,1% em agosto, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), divulgado nesta sexta-feira (11).

Aumento - No ano passado, a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas no território sul-mato-grossense foi de 14,8 toneladas, chegando a 16,1 toneladas em julho de 2015 e atingindo 16,9 toneladas em agosto deste ano.

Entre os principais responsáveis pelo avanço está o milho segunda safra que, em MS, subiu de 8,3 toneladas em julho para 9,1 toneladas em agosto. A safra nacional de milho também acompanha essa tendência e, até o momento, está estimada em 84,3 milhões de toneladas, alta de 6,5% em relação ao ano anterior.

Em relação à cana de açúcar, o crescimento esperado em relação ao ano anterior é mais expressivo em termos de volume de produção, e a estimativa é que produção em Mato Grosso do Sul cresça 16,3%.

Explicação - O fenômeno se deve à recomposição do preço do álcool e a valorização do dólar, aumentando a competitividade do açúcar brasileiro. Isso influencia diretamente na valorização do preço da tonelada da cana, o que repercute no aumento dos investimentos nas lavouras canavieiras.

Por isso, a participação do Estado na safra de cana sobe para 7,3% neste ano, contra os 6,4% de 2014. Já a produção de soja permanece estável no Estado, ficando em 7,3 toneladas em agosto.

Desta forma, a oitava estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas do IBGE totalizou 210 milhões de toneladas, superior 8,6% à obtida em 2014, que foi de 193,3 milhões de toneladas. Além disso, ela também supera, em 0,5%, a avaliação de julho, deixando agosto 1 milhão de toneladas à frente do número estimado em julho.

Conab - Segundo levantamento do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), também divulgado nesta sexta-feira, a safra brasileira de grãos de 2015 chega a 209,5 milhões de toneladas, representando aumento de 8,2% ou 15,9 milhões de toneladas sobre da produção do ano passado, que foi de 193,62 milhões de toneladas.

O ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná, foi um dos responsáveis pelo crescimento.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions