A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/06/2014 10:32

Pesquisadores da Embrapa debatem como levar tecnologia para agricultura familiar

Caroline Maldonado
Pesquisadores querem levar as tecnologias para a agricultura familiar (Foto: Divulgação/Embrapa Agropecuária Oeste)Pesquisadores querem levar as tecnologias para a agricultura familiar (Foto: Divulgação/Embrapa Agropecuária Oeste)

Mais de 700 pessoas participam da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar), realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, município distante 233 quilômetros de Campo Grande. O evento, iniciado na terça-feira (3), reúne agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes de instituições ligadas ao agronegócio.

A abertura do evento contou com apresentação da Orquestra Indígena de Viola, da aldeia Te’yikue, de Caarapó, município distante 53 quilômetros de Dourados. Na abertura da feira, as autoridades destacaram a importância da parceria entre as instituições para promover o evento que prioriza a agricultura familiar.

Tecnologia e sustentabilidade - O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, Guilherme Asmus, afirmou que uma das metas da unidade é maximizar e estabelecer atividades para esse segmento da agricultura. "Este certamente será o primeiro de vários eventos para agricultura familiar. E as parcerias estabelecidas foram e são fundamentais para fazer este evento acontecer com sucesso".

Para a Seprotur (Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Turismo), um dos desafios é fazer com que as tecnologias desenvolvidas pelas pesquisas cheguem até o produtor. "O governo federal e estadual disponibilizam um bom conjunto de políticas públicas que focam no desenvolvimento da agricultura sustentável. Esse tipo de evento fortalece essas ações", destacou o coordenador de desenvolvimento da agricultura, Carlos Alberto Gonçalves.

Representando a Diretoria Executiva da Embrapa, o assessor Ederlon Ribeiro de Oliveira lembrou que, ao longo dos 41 anos da Embrapa, a instituição vem "desenvolvendo tecnologias sustentáveis para a agricultura brasileira, levando conhecimentos para o campo. Nossa agricultura é pujante graças ao poder do campo", afirmou.

O evento vai até a quinta-feira (5). A programação completa está disponível no site www.cpao.embrapa.br/tecnofam/TECNOFAM.pdf



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions