A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

10/11/2014 09:55

Tromba d’água e granizo arrasam lavouras de soja em dois municípios

Helio de Freitas, de Dourados
Lavoura afetada pelo temporal. (Foto: Reprodução/Vídeo)Lavoura afetada pelo temporal. (Foto: Reprodução/Vídeo)

Produtores rurais de Itaporã, na região de Dourados, e Aral Moreira, na fronteira com o Paraguai, tiveram prejuízos nas lavouras de soja por causa de temporais ocorridos na terça-feira, dia 4, e madrugada de sábado, dia 8. Em Itaporã uma tromba d’água arrasou lavouras de duas propriedades na região do Canhadão. Já em Aral Moreira foram pelo menos 1.500 hectares destruídos pelo granizo.

O presidente da Aeagran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados), Luis Renato Peixoto Cavalheiro, informou que em alguns lugares a chuva foi de 150 milímetros em hora. Em outros pontos do município de Itaporã a chuva chegou a 210 milímetros em 1h20.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Itaporã, Otávio Vieira de Melo, a tromba d’água afetou pelo menos 70 hectares de soja em duas propriedades, destruindo a planta recém-nascida e causando erosão. Será preciso preparar o solo novamente para o replantio.

“Por causa dos 22 dias de sol em outubro, Itaporã plantou até agora apenas 60% dos 70 mil hectares destinados à soja nesta safra. Em outros anos já estaríamos com 95% plantados. E agora esses produtores atingidos pela tromba d’água terão mais prejuízo”, afirmou Otávio de Melo ao Campo Grande News.

Luis Renato Cavalheiro afirmou que a chuva de granizo ocorrida na madrugada de sábado destruiu pelo menos 1.500 hectares de soja no município de Aral Moreira. “Os agricultores com lavoura financiada vão acionar o seguro porque em muitas áreas as perdas são de 100%”, afirmou o presidente da Aeagran.

Um vídeo gravado por um dos produtores com o uso de telefone celular foi enviado ao Campo Grande News pelo presidente da Aeagran. As imagens mostram os pés de soja destruídos pela chuva de granizo.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions