ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

A relação entre excesso de esforço físico e cãibras

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 27/12/2023 13:55

Você sabia que existe uma íntima relação entre as cãibras e a prática de atividades físicas mal executadas ou com abuso no excesso de intensidade? Já se perguntou por que aquelas cãibras incômodas surgem após um treino intenso? Vamos explorar a conexão direta entre o esforço físico exacerbado e essas contrações musculares repentinas.

O excesso de esforço físico pode levar à fadiga muscular, desencadeando um desequilíbrio eletrolítico. Durante atividades intensas, perdemos sais minerais essenciais como potássio, magnésio e cálcio, fatores-chave no controle muscular. Essa deficiência contribui diretamente para o surgimento das temíveis cãibras.

Além disso, a sobrecarga muscular e a falta de tempo para recuperação adequada aumentam a probabilidade de irritação nas fibras musculares, criando um ambiente propício para o surgimento das cãibras.

Nossa dica de hoje é: realize atividades físicas de forma equilibrada. Integre períodos adequados de descanso, mantenha-se hidratado e certifique-se de suprir seu corpo com os nutrientes essenciais. Assim, você estará no caminho certo para desfrutar de treinos desafiadores sem as indesejadas cãibras. Assim como, procure manter uma boa liberação miofacial, alongamento e amplitude de movimento adequada às estruturas exigidas e em caso de persistência das cãibras, procure um bom profissional para lhe auxiliar a reequilibrar o seu sistema.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias