ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

Por que ocorrem as trações musculares?

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 20/12/2023 16:13

Você sabia que as trações musculares desempenham um papel significativo na determinação da posição adequada dos ossos, na mobilidade articular e movimento do nosso corpo? Esses desequilíbrios podem ter origens diversas, desde fatores genéticos até padrões de movimento inadequados, e têm implicações significativas na saúde e funcionalidade do indivíduo.

A relação entre trações musculares e biomecânica óssea é evidenciada pela influência direta dos músculos na estabilidade e alinhamento das articulações. Quando determinados grupos musculares apresentam encurtamentos persistentes ou fraquezas, podem provocar alterações nas forças de tração exercidas sobre os ossos, desviando a posição anatômica ideal. A tração muscular disfuncional nessas áreas pode levar a uma má postura, desalinhamento dos segmentos vertebrais e, eventualmente, restrições na mobilidade articular.

Adicionalmente, a literatura científica destaca que a persistência desses desequilíbrios musculares pode resultar em adaptações compensatórias ao longo do tempo. Essas adaptações não apenas afetam a estrutura óssea, mas também influenciam a biomecânica do movimento global do corpo.

Pacientes com trações musculares disfuncionais podem apresentar dificuldades na realização de atividades diárias, predisposição a lesões musculoesqueléticas e, em casos crônicos, impactos negativos na qualidade de vida.

Nossa dica de hoje é: o tratamento e a compreensão desses mecanismos é crucial nas estratégias terapêuticas desenvolvidas para corrigir esses desequilíbrios musculares e restaurar a biomecânica normal, contribuindo para a melhoria da funcionalidade e prevenção de complicações a longo prazo, sendo necessária ser realizada por profissionais Fisioterapeutas capacitados para a realização desse tipo de tratamento.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias