ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

Saiba um pouco sobre as Disfunções da Articulação Temporomandibular

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 13/12/2023 13:50

Você sabia que a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) é um conjunto de condições que afetam a articulação temporomandibular? Entre as manifestações da DTM, dois fenômenos frequentemente observados são os estalidos e a hipermobilidade, cujas causas envolvem fatores biomecânicos, musculares e estruturais.

Os estalidos articulares, muitas vezes percebidos durante o movimento da mandíbula, podem ser resultado de diversas condições, incluindo deslocamento do disco articular, atrito anormal entre as superfícies articulares e alterações na morfologia da articulação. Estudos indicam que a posição inadequada do disco em relação à cabeça da mandíbula pode levar a esses ruídos, contribuindo para o desconforto e, em alguns casos, dor associada à DTM.

Quanto à hipermobilidade da articulação temporomandibular, sua ocorrência está relacionada à laxidez ligamentar e à amplitude excessiva de movimento. Este fenômeno pode ser influenciado por fatores genéticos, traumas, e até mesmo por desordens neuromusculares. A hipermobilidade pode predispor a articulação a desalinhamentos durante a movimentação, aumentando o risco de disfunção e sintomas associados, como dores faciais e dificuldade na mastigação.

Nossa dica de hoje é: se você observa esse tipo de sintoma procure um profissional capacitado para lhe auxiliar, pois a interação entre fatores biomecânicos e musculares das causas e origens da DTM são complexos e dependem de profissionais qualificados na condução do tratamento.

A compreensão aprofundada desses aspectos permite a implementação de abordagens terapêuticas mais eficazes, incluindo Fisioterapia, Terapia Comportamental, em alguns casos Viscossuplementação e, em casos mais severos, procedimentos cirúrgicos. A pesquisa contínua nessa área tem sido essencial para aprimorar as estratégias de prevenção e tratamento, visando melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados por essas condições.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias