ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Saúde em Equilíbrio

Coluna vertebral: estabilidade e mobilidade

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 11/06/2024 09:34

Você sabia que a coluna vertebral é uma estrutura complexa que depende de uma rede de músculos para sua estabilidade e mobilidade? Os músculos estabilizadores da coluna, como os multífidos, que são músculos curtos, mas muito importantes, o transverso do abdome e o diafragma, desempenham um papel crucial nesse processo. Eles atuam como "corações" da coluna, garantindo que a coluna tenha a força e o suporte necessários para se mover com segurança e eficiência.

Nossa dica de hoje é: Pratique atividades físicas para estimular seu corpo a realizar as funções que são naturais do nosso sistema corporal; Pratique alongamentos regulares para melhorar a flexibilidade da coluna e dos músculos ao redor; Evite Movimentos Repentinos. Movimentos bruscos podem sobrecarregar os músculos estabilizadores e aumentar o risco de lesões; Realize exercícios de Conscientização Corporal: Evite o Sedentarismo. A falta de atividade física pode enfraquecer os músculos estabilizadores da coluna; Mantenha uma boa Hidratação. Beba bastante água para manter os músculos hidratados e funcionando adequadamente.

* Adapte os exercícios à sua condição física e aos seus objetivos.

* Se sentir dor durante a prática de exercícios, pare imediatamente e procure ajuda de um profissional capacitado.

Investir em exercícios regulares e cuidados adequados com a coluna contribui para uma vida mais saudável e livre de dores.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias