ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Saúde em Equilíbrio

Equilibrar força e relaxamento é fundamental para a harmonia

Dra. Thais Cristina Leite (*) | 06/06/2023 15:21

Você sabia que o Equilíbrio é a chave para uma vida saudável e feliz? Que quando se trata do corpo humano, essa noção de equilíbrio se estende não apenas à mente e às emoções, mas também à própria estrutura física? Equiparar força e relaxamento é fundamental para alcançar um estado de harmonia.

Quando pensamos em força, geralmente associamos essa ideia ao vigor e à energia. A força muscular é essencial para realizarmos atividades físicas, manter uma postura adequada e realizar tarefas diárias com facilidade. Ela também desempenha um papel vital na prevenção de lesões, uma vez que músculos fortes oferecem suporte e proteção às articulações e aos ossos.

No entanto, a busca incessante pela força pode levar ao desequilíbrio se não houver um contraponto adequado. É aqui que entra o relaxamento. O relaxamento não significa fraqueza ou inatividade; na verdade, é uma habilidade que permite ao corpo descansar, recuperar-se e rejuvenescer.

Nossa dica de hoje se refere ao alerta de cuidar do Equilíbrio entre a Força e o Relaxamento, que são essenciais para preservar a integridade física e alcançar um desempenho ótimo. Quando há um desequilíbrio, quando a força é dominante e o relaxamento é negligenciado, o corpo fica suscetível a uma série de problemas. Músculos tensos e encurtados podem levar a dores crônicas, rigidez e diminuição da flexibilidade. O desequilíbrio também pode aumentar o risco de lesões, uma vez que músculos fracos e desequilibrados não oferecem o suporte adequado às articulações.

Portanto, equalizar força e relaxamento é essencial para manter o corpo em equilíbrio. Isso pode ser alcançado por meio de uma abordagem holística que envolve exercícios de fortalecimento muscular, como a musculação ou o pilates, combinados com práticas de relaxamento, como meditação, ioga ou massagem.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias