ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Saúde em Equilíbrio

Equilíbrio postural é qualidade de vida

Dra. Thais Cristina Leite (*) | 14/06/2023 12:47

Você sabia que o encurtamento dos músculos escalenos, localizados entre a coluna cervical e a torácica, provoca uma tração acentuada da região anterior da cervical e a tração dessa região anterior provoca um abaulamento das estruturas da região posterior, causando uma elevação da última vértebra cervical ou da primeira vértebra torácica? Esse tipo de alteração provoca um desequilíbrio das forças, desencadeando hipertonia (excesso de esforço em alguns grupos musculares) e fraqueza em outros músculos, assim como compressões nervosas e vasculares.

Nossa dica de hoje é: se você apresenta esse tipo de postura e sente dores musculares, de cabeça, na articulação temporomandibular, sensação de peso nas costas, cansaço ao realizar poucas atividades, procure um fisioterapeuta para te orientar e cuidar para aliviar e melhorar essa postura.

O desequilíbrio entre essas forças musculares podem afetar o bem-estar físico e mental. Um corpo tenso e sobrecarregado pode resultar em estresse crônico, dificuldade para relaxar e problemas de sono. Por outro lado, um corpo equilibrado e leve é capaz de liberar tensões e emoções acumuladas, promovendo uma sensação de calma e tranquilidade.

É importante lembrar que a busca pelo equilíbrio postural não é um objetivo somente estético. Portanto, é fundamental favorecer bom desenvolvimento para reduzir as sobrecargas e manter uma boa qualidade de vida.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias