ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 27º

Saúde em Equilíbrio

Formigamento é um possível sinal de hipertonia muscular

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 15/11/2023 12:40

Você sabia que a hipertonia muscular, caracterizada pelo aumento excessivo da atividade tônica nos músculos esqueléticos, pode desencadear a ocorrência de parestesias, sentida como formigamentos? Este fenômeno resulta da pressão exercida sobre os nervos periféricos, promovendo a irritação neural e prejudicando a transmissão adequada dos impulsos nervosos.

A elevada tensão muscular associada à hipertonia pode comprometer o suprimento sanguíneo local, ocasionando isquemia relativa e prejudicando a função nervosa. Além disso, a compressão direta sobre as fibras nervosas, consequente ao aumento da rigidez muscular, contribui para a desregulação sensorial, culminando em sensações de formigamento, dormência ou até mesmo dor.

O desenvolvimento desse processo envolve a alteração na propriocepção e na resposta reflexa dos músculos, desencadeando um ciclo nocivo de contrações musculares exacerbadas. Este desequilíbrio neuro-muscular não apenas perpetua a hipertonia, mas também potencializa a geração de parestesias.

Nossa dica de hoje é: nos casos de formigamento procure auxílio terapêutico, pois a tratamento visa normalizar a atividade muscular, restaurar a flexibilidade e otimizar a biomecânica, atuando assim na redução da compressão neural e na melhoria do fluxo sanguíneo. Terapias manuais, exercícios específicos e modalidades terapêuticas desempenham um papel crucial na correção dessas disfunções, aliviando os sintomas parestésicos e promovendo a homeostase neuromuscular.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias