ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

Como ocorre o tratamento da osteocondrite na fisioterapia?

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 31/10/2023 13:33

Você sabia que a osteocondrite é uma condição médica que afeta a cartilagem e o osso subjacente em articulações? Essa doença ocorre quando o suprimento sanguíneo para a área afetada é comprometido, resultando em danos à cartilagem e ao osso. Embora seja uma condição desafiadora, a fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento e na recuperação dos pacientes.

A fisioterapia oferece uma abordagem não invasiva e eficaz para o tratamento da osteocondrite, visando a melhoria da mobilidade e a redução da dor. Os fisioterapeutas desenvolvem programas personalizados que incluem exercícios específicos para fortalecer a musculatura ao redor da articulação afetada, melhorar a amplitude de movimento e restaurar a função normal da articulação. Além disso, técnicas de terapia manual podem ser empregadas para aliviar a dor e promover a circulação sanguínea na área afetada.

Nossa dica de hoje é: em casos de osteocondrite,  procure um Fisioterapeuta, esse profissional executa um papel importante nesse no tratamento desse tipo de caso, desempenha a função crucial de ficar na educação do paciente e da família. Isso envolve instruir sobre o uso adequado da articulação, garantindo que a carga seja distribuída de maneira equilibrada e evitando atividades que possam agravar a condição. A fisioterapia não apenas ajuda a tratar a osteocondrite, mas também desempenha um papel preventivo, ensinando estratégias para evitar recorrências.

Além disso, a fisioterapia proporciona um ambiente de suporte emocional para os pacientes, ajudando-os a lidar com a frustração e o desconforto associados à osteocondrite. Com um tratamento abrangente que engloba exercícios, terapia manual e aconselhamento, a fisioterapia se estabelece como um componente vital na gestão bem-sucedida da osteocondrite, melhorando a qualidade de vida e a recuperação dos pacientes afetados por essa condição.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias