ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

Amplitude de movimento: o que é o ADM?

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 08/11/2023 12:31

Você sabia que a amplitude de movimento (ADM) normal das articulações desempenha um papel fundamental na saúde do corpo, na prevenção de dor e na redução do risco de patologias ortopédicas? As articulações do corpo humano são projetadas para realizar uma variedade de movimentos, desde simples rotações até flexões complexas.

Quando a ADM é limitada, seja devido a fatores genéticos, lesões ou falta de exercício, podem surgir diversos problemas. Uma ADM limitada pode causar uma série de impactos negativos, incluindo o aumento da tensão muscular, desequilíbrios musculares e a sobrecarga das articulações. Isso pode levar a uma maior probabilidade de lesões, como entorses, distensões e tendinites. Além disso, uma ADM reduzida pode resultar em posturas inadequadas, o que, ao longo do tempo, contribui para o desenvolvimento de dores crônicas, como a dor lombar, cervical e no ombro.

As patologias ortopédicas, como a osteoartrite, muitas vezes estão associadas à degeneração das articulações. Manter uma ADM normal pode ajudar a retardar o processo de degeneração articular, aliviando o estresse e a pressão sobre as articulações afetadas. Além disso, a ADM adequada é essencial para atividades diárias, esportes e qualidade de vida em geral, permitindo que o corpo realize movimentos de forma eficiente e sem dor.

Nossa dica de hoje é: Procure promover e manter uma amplitude de movimento normal em todas as articulações do corpo, o que pode ser alcançado por meio de exercícios regulares, alongamentos, fisioterapia e cuidados preventivos. Ao fazer isso, podemos reduzir o risco de dores, lesões e patologias ortopédicas, contribuindo para uma vida mais saudável e ativa.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias