ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 19º

Saúde em Equilíbrio

Hipertonia: o que é, causas e tratamento

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 19/06/2024 16:21

Você sabia que a postura com hipertonia, caracterizada por um aumento anormal da rigidez muscular, pode resultar em comportamentos mal adaptativos que impactam negativamente a qualidade de vida e funcionalidade do nosso corpo? E que entre vários tipos de possibilidades de tratamento, podemos usufruir da Terapia Cognitivo Funcional? Uma técnica de comprovação científica de excelente resultado da Fisioterapia? Saiba que essa é uma abordagem eficaz para auxiliar no tratamento das queixas incapacitantes da coluna vertebral, incluindo estados graves como hérnias de disco e estenose do canal vertebral. Essa terapia se concentra não apenas na componente física, mas também na cognitiva e emocional do paciente, buscando entender as causas por trás da hipertonia e dos comportamentos inadequados associados. Através da Terapia Cognitivo Funcional, é possível trabalhar na reeducação postural, promovendo a consciência corporal, o alívio da dor e a melhora da funcionalidade.

Nossa dica de hoje é: inclua a prática regular de alongamentos suaves, adote o hábito de realizar pausas e mudanças de posição ao longo do dia, faça o uso adequado de suportes ergonômicos e a manutenção de um estilo de vida saudável com boa nutrição e exercícios físicos adequados e sempre que precisar lembre-se de buscar a orientação de um profissional de saúde qualificado para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado para sua condição específica.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias