ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Saúde em Equilíbrio

Saúde vascular: eleve os membros inferiores

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 03/07/2024 09:25

Você sabia que elevar os membros inferiores é importante para melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço nas pernas e pés? Que essa prática pode ajudar a prevenir problemas como varizes e trombose venosa? Quando os joelhos estão dobrados por muito tempo enquanto estamos sentados, pode haver uma compressão das veias e diminuição do retorno venoso, o que pode levar a desconforto e problemas circulatórios. Portanto, é aconselhável elevar os membros inferiores para promover uma melhor saúde vascular.

Porém é essencial que estejamos atentos em relação ao hábito de sentarmos com os joelhos hiperestendidos sobre um apoio. Quando os joelhos estão hiperestendidos, ou seja, completamente estendidos para trás, enquanto estamos sentados, isso pode causar rigidez e desconforto na região dos joelhos. Essa posição forçada pode colocar pressão adicional sobre as articulações e ligamentos, o que pode levar a dores, inflamações e até lesões ao longo do tempo. Além disso, manter os joelhos hiperestendidos por longos períodos pode prejudicar a circulação sanguínea nas pernas, causando inchaço, formigamento e até mesmo aumentando o risco de desenvolver problemas vasculares.

Nossa dica de hoje é: evite manter os joelhos nessa posição desconfortável para prevenir complicações musculoesqueléticas e circulatórias. É recomendável ajustar a postura e garantir que os joelhos estejam levemente flexionados ao sentar-se para promover uma melhor saúde articular e circulatória.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias