ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Facebook e startup lançam guia para combater LGBTIfobia na internet

Adriano Fernandes | 20/08/2018 20:37
Uma das capas do guia que tem 8 páginas. (Foto: Reprodução)
Uma das capas do guia que tem 8 páginas. (Foto: Reprodução)

Paralelo ao dia a dia nas ruas, nas escolas e até em família, o bullying é um mal presente também no ambiente virtual. Dados da Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016 apontam que 73% dos estudantes LGBT brasileiros foram vítimas desse tipo de violência por meio de agressão verbal e 36% foram agredidos fisicamente.

Para tentar diminuir esses índices e, consequentemente a violência na internet o Facebook e a startup TODXS, lançaram na última semana o guia Ponha Fim ao Bullying LGBTI+, disponível para download gratuito na Central de Segurança do rede social e no site do TODXS.

Com texto conciso e direto, o guia de 8 páginas incentiva as pessoas a denunciarem a LGBTIfobia online e traz informações sobre as políticas e as ferramentas de segurança do Facebook para ajudar o usuário a se manter seguro.

O material também esclarece dúvidas sobre questões de gênero e orientação sexual, discute o bullying e suas consequências e apresenta orientações de como se combater positivamente o bullying on e offline.

"Temos visto aumentar o número de manifestações de ódio na internet e quando as pessoas fazem essas agressões online elas se sentem protegidas por trás da tela do computador. Portanto, temos uma perspectiva muito promissora com o lançamento do Guia", conta Fernanda Castilhos, gerente de desenvolvimento da TODXS ao Huffpost Brasil.

A sturtup também é responsável pelo aplicativo de mesmo nome que mapeia e encaminha aos órgãos competentes os dados da LGBTfobia no Brasil. "Ter uma ferramenta de denúncia, que dá suporte e ensina como e onde denunciar pode ser crucial para que consigamos endereçar ações positivas, que levem ao fim do ódio online, acabando também com a permissividade do bullying cometido por meio das redes sociais", acrescenta.

Com a parceria a TODXS espera possibilitar o empoderamento de pessoas da comunidade LGBTI no sentido de não mais tolerarem abusos contantes na rede social.

Nos siga no Google Notícias