Três Lagoas ganhará novo local para consultas pelo SUS
A partir de amanhã (26), pacientes poderão ser atendidos em clínica geral e dermatologia na clínica da UFMS
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) passará a integrar os serviços de saúde em Três Lagoas com a abertura de sua Clínica Escola Integrada para atendimento médico-ambulatorial da população a partir das 9h desta terça-feira (26).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com a parceria feita com a Secretaria Municipal de Saúde, o local passa a disponibilizar as consultas ambulatoriais em áreas como clínica geral e, com foco em hanseníase, na dermatologia. Casos de média e alta complexidade serão atendidos por estudantes de Medicina e Enfermagem sob a supervisão de professores.
- Leia Também
- MP investiga superlotação e falta de leitos no Hospital da Vida
- Hospitais regionais de Ponta Porã e Três Lagoas passam por revisão de contratos
Os encaminhamentos dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) serão feitos pela central de regulação do município. Agendamentos no local podem ser feitos conforme a disponibilidade de vagas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A clínica está localizada na unidade 1 do campus da universidade. Um dos acessos fica na Rua Manoel Mendes, no Bairro Nova Três Lagoas.
Ampliação - O início dos atendimentos representa uma expansão em relação aos serviços que já eram oferecidos. Inaugurada em 2021, a Clínica Escola Integrada oferecia, por meio de projetos de extensão, práticas integrativas e complementares, como auriculoterapia e ventosaterapia, além de atendimentos de fisioterapia para a população com 60 anos ou mais participante do programa institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa. No espaço, também são realizadas as perícias médicas dos servidores da UFMS.
Para a diretora da clínica, Larissa Barcelos, a ampliação significa a concretização de um projeto coletivo, sonhado e construído a várias mãos. "Após muito trabalho conquistamos o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o que nos credencia a receber pacientes, a realizar os encaminhamentos necessários dentro da rede municipal e a viver este momento histórico que reforça o compromisso social da universidade e merece ser celebrado", comenta.
A Clínica Escola amplia as oportunidades de aprendizado prático para os estudantes dos cursos da área da saúde, além de abrir novos horizontes para o ensino, a pesquisa e a extensão. "Garantirá autonomia aos professores e estudantes, aumentará a integração serviço-ensino-comunidade, uma vez que a população será atendida nas dependências da universidade, estimulando a atuação multiprofissional dos nossos estudantes, além de ser mais um espaço para o desenvolvimento das habilidades teórico-práticas necessárias aos profissionais de saúde", conclui Larissa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.